HUMOR SURDO NA EDUCAÇÃO BI/PLURILÍNGUE: PROVOCANDO POSSIBILIDADES
Resumo
No presente artigo, é discutida a importância da incorporação do humor nas práticas pedagógicas da educação bi/plurilíngue de surdos brasileiros. O exercício de reflexão sobre esse tema surgiu das provocações feitas no componente curricular “Educação de Surdos: conceitos, políticas e práticas”, cursado pelas autoras em 2024. Metodologicamente, o propósito do texto é cumprido de modo alinhavado, com textos teóricos de estudiosos sobre humor e riso, a concepção de educação bi/plurilíngue de surdos discutida na disciplina, e declarações feitas por surdos participantes da competição Humor SurDau, transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal “Festival Despertacular” durante a pandemia de covid-19. A pesquisa conclui, a partir das reflexões realizadas, que a compreensão e a assunção do humor como prática pedagógica e cultural são capazes de favorecer a apropriação da Libras e a inserção dos alunos surdos na cultura surda, promovendo experiências educativas mais engajadas, expressivas e significativas.
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