HUMOR SURDO NA EDUCAÇÃO BI/PLURILÍNGUE: PROVOCANDO POSSIBILIDADES

Résumé

No presente artigo, é discutida a importância da incorporação do humor nas práticas pedagógicas da educação bi/plurilíngue de surdos brasileiros. O exercício de reflexão sobre esse tema surgiu das provocações feitas no componente curricular “Educação de Surdos: conceitos, políticas e práticas”, cursado pelas autoras em 2024. Metodologicamente, o propósito do texto é cumprido de modo alinhavado, com textos teóricos de estudiosos sobre humor e riso, a concepção de educação bi/plurilíngue de surdos discutida na disciplina, e declarações feitas por surdos participantes da competição Humor SurDau, transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal “Festival Despertacular” durante a pandemia de covid-19. A pesquisa conclui, a partir das reflexões realizadas, que a compreensão e a assunção do humor como prática pedagógica e cultural são capazes de favorecer a apropriação da Libras e a inserção dos alunos surdos na cultura surda, promovendo experiências educativas mais engajadas, expressivas e significativas.

Bibliographies de l'auteur

Maria Kérsia da Silva Dourado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em Letras Língua Portuguesa e Libras (UFRN) e Pedagogia (UFRN). É professora na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN). 

Laralis Nunes de Sousa Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em Letras Português (UFRN) e bacharel em Letras Libras (UFSC). É professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publiée
2025-09-10