-
Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais IIVol 6 No 5 (2019)
Neste segundo volume de “Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais”, o leitor encontrará artigos que investigam a temática do dossiê a partir da literatura de autoria feminina. Nesse sentido, as reflexões apresentam importantes contribuições e instauram a diversidade nas percepções e entendimentos sociais. Possibilitam, ainda, escutar aquela voz subalternizada dentro de uma sociedade que privilegia o registro escrito masculino e uma cultura falocêntrica. Trata-se, portanto, de uma descolonização do olhar, uma vez que sabemos que construímos um entendimento de mundo a partir de certos centros de poder, que ratificam a percepção de grupos hegemônicos.
Organização:
Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)
Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS)
Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)
Abril de 2019.
-
Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais IVol 6 No 4 (2019)
O dossiê “Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais” está dividido em dois volumes e traz textos diversos que procuram dialogar, de maneira reflexiva e crítica, com temáticas urgentes do nosso tempo.
Organização:
Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)
Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS)
Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)
Abril de 2019.
-
Literatura e CulturaVol 6 No 3 (2019)
Os textos desse dossiê abordam estudos que discutem hegemonias sociais, políticas e identitárias, mostrando como a literatura pode dialogar com aspectos da cultura de uma maneira crítica e criativa.
Organização:
Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)
Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS)
Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)
Março de 2019.
-
Vol 6 No 2 (2019)
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro
Fevereiro de 2019.
-
Literatura & ConhecimentoVol 6 No 1 (2019)
Problematizar as complexas relações entre literatura e conhecimento é o que se propõe o dossiê Literatura & Conhecimento – diálogos interdisciplinares.
Organização:
Roberto Antônio Penedo do Amaral (UFT)
Leila Dias Pereira do Amaral (Faculdade ITOP)
Janeiro de 2019.
-
Vol 5 No 11 (2018)
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro
Dezembro de 2018.
-
Perspectivas transdisciplinares de estudo dos gêneros do discursoVol 5 No 10 (2018)
Este número especial da revista Humanidades & Inovação tem como objetivo pôr em debate tanto a linguagem quanto a sociedade, por meio das temáticas: Gênero do discurso e poder, Gênero do discurso e práticas sociais, Gênero do discurso e representação de gênero, Gênero do discurso e estudos de mídia, Gênero do discurso e linguagem, Gênero do discurso e grupos minoritários, Gênero do discurso e ensino, Gênero do discurso e literatura, Metodologias de estudo dos gêneros do discurso, Estudos bakhtinianos sobre gêneros do discurso, Estudos sociolinguísticos dos gêneros do discurso, Análise do discurso e gêneros do discurso, Publicidade e gêneros do discurso, Gêneros do discurso em propagandas/publicidade, Programas de TV e gêneros do discurso, Gêneros jornalísticos etc.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Marcela Langa Lacerda Bragança (UFFS)
Prof. Dr. Carlos Borges da Silva Júnior (UFT)
Novembro de 2018.
-
Escritos sobre Universidade IIVol 5 No 9 (2018)
O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica.
Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Universidade, entre outras subtemáticas relativas, tais como: formação de professores e as práticas pedagógicas, e políticas e gestão da Educação Superior.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez (UFMT/CUA)
Prof. Me. André Luiz Borges Milhomem (UNEMAT)
Prof. Dr. Warley Carlos de Souza (UFMT/CUA)
Outubro de 2018.
-
Escritos sobre Universidade IVol 5 No 8 (2018)
O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica.
Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Universidade, entre outras subtemáticas relativas, tais como: formação de professores e as práticas pedagógicas, e políticas e gestão da Educação Superior.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez (UFMT/CUA)
Prof. Me. André Luiz Borges Milhomem (UNEMAT)
Prof. Dr. Warley Carlos de Souza (UFMT/CUA)
Outubro de 2018.
-
Vol 5 No 6 (2018)
Edição Comemorativa
Julho-Agosto
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro
-
Estado, Educação e Conflitos Sociais IIVol 5 No 5 (2018)
Maio - Junho
Voltado para repensar os conflitos sociais na contemporaneidade, o dossiê Estado, Educação e Conflitos Sociais objetiva reunir publicações que tenham como foco temáticas relacionadas ao Estado e Políticas Públicas, Tendências Punitivas, Instituições Sociais e Violências, Direitos Humanos e Formação da Cidadania, Educação e Transformações Sociais.
Organização:
Prof. Dr. Rodrigo Barbosa e Silva
-
Estado, Educação e Conflitos Sociais IVol 5 No 4 (2018)
Maio - Junho
O dossiê Estado, Educação e Conflitos Sociais reúne pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades brasileiras, que vêm desenvolvendo estudos relacionados às questões dos conflitos sociais, das diferentes manifestações de violências, das intervenções do Estado e das possibilidades de atuação nos espaços de educação formal e não formal.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino
-
Edição Especial GELCO: Transnacionalização, multi e interculturalidade linguística e literáriaVol 5 No 1 (2018)
Este dossiê nasce de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), como resultado das atividades desenvolvidas no II Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Gelco 2017, organizado pelo Curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ ICHS.
Organização:
Prof.ª Drª Tereza Ramos de Carvalho
Prof.ª Drª Egeslaine de Nez
Prof.ª Drª Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque
Prof.ª Drª Cristina Batista de Araújo -
Gênero, Educação e HumanizaçãoVol 4 No 6 (2017)
O binarismo de gênero, baseado na heteronormatividade já não comporta o contexto social hodierno, sendo, na verdade, uma temeridade querer definir o universo humano em duas únicas palavras: homem e mulher.
Organização:
Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)
Renan Antônio da Silva (UNESP/Araraquara)
-
Vivências em Educação com Indígenas e Quilombolas IIVol 4 No 4 (2017)
O dossiê temático sobre estudos com povos indígenas e quilombolas tem por objetivo divulgar e socializar vivências acadêmicas que estão quase sempre relegadas a margem da produção científica, seja por opção metodológica e ou pela pouca importância dada ao objeto de estudo.
Organização:
Adriano Batista Castorino
(Universidade Federal do Tocantins – Brasil)
Rosane Duarte Rosa Seluchinesk
(Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil)
Karina Ochoa Muñoz
(Universidade Autônoma Metropolitana – México) -
Vivências em Educação com Indígenas e Quilombolas IVol 4 No 3 (2017)
O dossiê temático sobre estudos com povos indígenas e quilombolas tem por objetivo divulgar e socializar vivências acadêmicas que estão quase sempre relegadas a margem da produção científica, seja por opção metodológica e ou pela pouca importância dada ao objeto de estudo.
Organização:
Adriano Batista Castorino
(Universidade Federal do Tocantins – Brasil)
Rosane Duarte Rosa Seluchinesk
(Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil)
Karina Ochoa Muñoz
(Universidade Autônoma Metropolitana – México) -
A criança e a crecheVol 4 No 1 (2017)
Organização:
Profa. Dra. Teresa Sarmento
(Universidade do Minho)
Profa. Dra. Lurdes Carvalho
(Universidade do Minho)
-
Vol 3 No 1 (2016)
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro