
Os artigos apresentados nesta edição reúnem reflexões e propostas alinhadas às demandas contemporâneas da alfabetização e do letramento, evidenciando a importância de práticas pedagógicas críticas, inovadoras e contextualizadas. Ao promover esse diálogo entre teoria e prática, oferecemos contribuições para aprimorar o ensino da leitura e da escrita em diferentes contextos educacionais e reafirmamos o compromisso com a promoção de uma educação linguística mais equitativa e democrática. Desejamos, pois, que essas pesquisas sirvam de inspiração para novos estudos e intervenções pedagógicas que fortaleçam a educação como campo de transformação social e que, também, contribua para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Célia Zeri Oliveira (UFPA)
Prof.ª Dr.ª Raimunda Gomes de Carvalho Belini (IFPI)
Prof.ª Dr.ª Anabela Simões (UA)
Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)
Agosto de 2024.