DO SILÊNCIO ÀS PALAVRAS: A TRAJETÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NO PIAUÍ

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Analfabetismo. Pessoas Idosas

Resumo

Este artigo objetiva analisar as pesquisas científicas brasileiras stricto sensu sobre alfabetização e letramento de pessoas idosas, com foco no período de 2010 a 2024, nas áreas de educação e linguagens. Com abordagem qualitativa e dados quantitativos, o estudo é exploratório e descritivo, baseado em uma análise bibliográfica das pesquisas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Fundamenta-se nas teorias da Conscientização, de Paulo Freire (1980, 1996; 2005; 2008), e do Letramento, com base em Soares (1998; 2003; 2008), discutindo como a alfabetização pode ser uma ferramenta de transformação pessoal, cultural e social. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso e a inclusão educacional de pessoas idosas e valorizem a educação na terceira idade, promovendo dignidade, empoderamento e cidadania, além de ampliar as possibilidades de um país mais justo, inclusivo e solidário.

Biografia do Autor

Raimunda Gomes de Carvalho Belini, Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI)

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI

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Publicado
2025-04-23