EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO VIÉS DO LETRAMENTO: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA DE ENSINO DA LEITURA
Resumo
O presente trabalho propõe ensinar leitura com o tema meio ambiente para crianças de 7 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, vinculadas ao Projeto Vida, na Comunidade do Ipixuna, em Mosqueiro, Belém, Amazônia. O objetivo é desenvolver competências leitoras com base nas estratégias estruturalista, interacionista e dialógica, conforme as diretrizes da BNCC, visando formar leitores, motivar para a prática social da leitura e valorizar a diversidade cultural e questões socioambientais. A fundamentação teórica inclui conceitos de letramento, gêneros textuais-discursivos e abordagens de leitura, enfatizando a interação social e o papel ativo do leitor, para tanto, nos apoiamos em autores como Marcuschi (2008), Panichella (2015) e Menegassi (2022). Ao promover a interconexão entre educação ambiental e aprendizagem, destacamos a relevância da leitura para a cidadania, além de contribuir para a formação de leitores críticos e conscientes, culminando no engajamento social.
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 2. ed. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1952-1953].
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)/Homepage. Brasília: INEP,2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 14 dez. 2023.
FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2023.
FUZA, Ângela Francine; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. A valoração temática em um anúncio publicitário da empresa O Boticário. In: Caderno de textos: VII CÍRCULO – Rodas de Conversa Bakhtiniana: fronteiras. São Carlos: Pedro & João, 2018, p. 653-664.
KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
OLIVEIRA, Célia Zeri. Letramentos: múltiplos desafios para a formação cidadã. 2014. 352 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, ONU. 17 Objetivos para transformar o mundo. Disponível: https://nacoesunidas.org/pos2015/. Acesso em: 21 out 2019.
PANICHELLA, Fernanda Callefi. Concepções de leitura: diferentes perspectivas para a linguagem e o texto em sala de aula. Revista Leitura, v. 2 n. 56, p. 42-59, jul./dez. 2015.
SIMÕES Luciene Juliano; JUCHUM, Maristela. A escrita na universidade: uma reflexão com base no que os alunos dizem em seus textos. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 13, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339/1176. Acesso em: 14 out. 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).