EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO VIÉS DO LETRAMENTO: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA DE ENSINO DA LEITURA

Resumen

O presente trabalho propõe ensinar leitura com o tema meio ambiente para crianças de 7 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, vinculadas ao Projeto Vida, na Comunidade do Ipixuna, em Mosqueiro, Belém, Amazônia. O objetivo é desenvolver competências leitoras com base nas estratégias estruturalista, interacionista e dialógica, conforme as diretrizes da BNCC, visando formar leitores, motivar para a prática social da leitura e valorizar a diversidade cultural e questões socioambientais. A fundamentação teórica inclui conceitos de letramento, gêneros textuais-discursivos e abordagens de leitura, enfatizando a interação social e o papel ativo do leitor, para tanto, nos apoiamos em autores como Marcuschi (2008), Panichella (2015) e Menegassi (2022). Ao promover a interconexão entre educação ambiental e aprendizagem, destacamos a relevância da leitura para a cidadania, além de contribuir para a formação de leitores críticos e conscientes, culminando no engajamento social. 

Biografía del autor/a

Sarah Costa Gantuss, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Tapajós (SEDUC-PA)

Mestra em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Pará. Graduação em Letras, habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Língua Inglesa e Literaturas pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), estudante de mestrado em Letras - PPGL- UFPA, linha de pesquisa ensino/aprendizagem de línguas. Foi bolsista CAPES atuando como professora de cursos de língua inglesa no programa Idiomas sem Fronteiras - Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Pará. Atuou como professora nos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras da UFPA. Atua como professora de língua inglesa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Tapajós (SEDUC-PA). Tem interesse nos seguintes temas: motivação, autonomia, aconselhamento linguageiro e afetividade no ensino e na aprendizagem de línguas adicionais.

Bruna Ferro e Silva Pinto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestra em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Pará.  Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Licenciada em Letras pela Universidade da Amazônia.

Ana Beatriz Feitosa de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/UFPA. Especialista em Redação e Revisão textual pelo Centro Universitário FIBRA. Graduada em Licenciatura Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. 

Citas

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Publicado
2025-04-23