EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO VIÉS DO LETRAMENTO: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA DE ENSINO DA LEITURA
Abstract
O presente trabalho propõe ensinar leitura com o tema meio ambiente para crianças de 7 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, vinculadas ao Projeto Vida, na Comunidade do Ipixuna, em Mosqueiro, Belém, Amazônia. O objetivo é desenvolver competências leitoras com base nas estratégias estruturalista, interacionista e dialógica, conforme as diretrizes da BNCC, visando formar leitores, motivar para a prática social da leitura e valorizar a diversidade cultural e questões socioambientais. A fundamentação teórica inclui conceitos de letramento, gêneros textuais-discursivos e abordagens de leitura, enfatizando a interação social e o papel ativo do leitor, para tanto, nos apoiamos em autores como Marcuschi (2008), Panichella (2015) e Menegassi (2022). Ao promover a interconexão entre educação ambiental e aprendizagem, destacamos a relevância da leitura para a cidadania, além de contribuir para a formação de leitores críticos e conscientes, culminando no engajamento social.
References
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 2. ed. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1952-1953].
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)/Homepage. Brasília: INEP,2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 14 dez. 2023.
FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2023.
FUZA, Ângela Francine; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. A valoração temática em um anúncio publicitário da empresa O Boticário. In: Caderno de textos: VII CÍRCULO – Rodas de Conversa Bakhtiniana: fronteiras. São Carlos: Pedro & João, 2018, p. 653-664.
KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
OLIVEIRA, Célia Zeri. Letramentos: múltiplos desafios para a formação cidadã. 2014. 352 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, ONU. 17 Objetivos para transformar o mundo. Disponível: https://nacoesunidas.org/pos2015/. Acesso em: 21 out 2019.
PANICHELLA, Fernanda Callefi. Concepções de leitura: diferentes perspectivas para a linguagem e o texto em sala de aula. Revista Leitura, v. 2 n. 56, p. 42-59, jul./dez. 2015.
SIMÕES Luciene Juliano; JUCHUM, Maristela. A escrita na universidade: uma reflexão com base no que os alunos dizem em seus textos. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 13, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339/1176. Acesso em: 14 out. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).