USO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE UM PROJETO ACADÊMICO
Resumo
Este relato de experiência trata sobre a importância do uso de jogos de alfabetização, considerando as ações em curso do projeto Práticas de ensino na alfabetização na escola pública e a progressão da aprendizagem, vinculado ao PROLICEN/UFPB. Entre os objetivos dessa iniciativa, evidencia-se a contribuição para o processo de alfabetização de crianças em parceria com uma escola da rede de João Pessoa, além de fomentar a formação inicial de alfabetizadores, envolvendo a participação de licenciandos do curso de Pedagogia (presencial), Campus I, do Centro de Educação. A experiência demonstra a contribuição dos jogos como recurso didático para alfabetizar, resguardando as suas dimensões lúdicas, didáticas e reflexivas tendo em vista auxiliar os aprendizes quanto à compreensão do sistema de escrita alfabética. Enfatiza-se, ainda, a necessidade do planejamento da mediação dos jogos, atentando a adequação dos mesmos aos objetivos pretendidos, às trajetórias de aprendizagens dos estudantes, além da articulação com outras estratégias de ensino.
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