USO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE UM PROJETO ACADÊMICO

Resumen

Este relato de experiência trata sobre a importância do uso de jogos de alfabetização, considerando as ações em curso do projeto Práticas de ensino na alfabetização na escola pública e a progressão da aprendizagem, vinculado ao PROLICEN/UFPB. Entre os objetivos dessa iniciativa, evidencia-se a contribuição para o processo de alfabetização de crianças em parceria com uma escola da rede de João Pessoa, além de fomentar a formação inicial de alfabetizadores, envolvendo a participação de licenciandos do curso de Pedagogia (presencial), Campus I, do Centro de Educação. A experiência demonstra a contribuição dos jogos como recurso didático para alfabetizar, resguardando as suas dimensões lúdicas, didáticas e reflexivas tendo em vista auxiliar os aprendizes quanto à compreensão do sistema de escrita alfabética. Enfatiza-se, ainda, a necessidade do planejamento da mediação dos jogos, atentando a adequação dos mesmos aos objetivos pretendidos, às trajetórias de aprendizagens dos estudantes, além da articulação com outras estratégias de ensino.

Biografía del autor/a

Ildo Salvino de Lira, Universidade Federal de Paraíba (UFPB)

Doutor em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor do Departamento de Metodologia da Educação, Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Citas

ARAUJO, Liane de Castro. A dimensão material da ação e formação de alfabetizadores. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 27, maio/ago. 2018.

ARAUJO, Liane de Castro. Jogos como recursos didáticos na alfabetização: o que dizem e fazem as professoras. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 36, e220532, 2020.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves; FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. (org). Jogos de Alfabetização. Coordenação do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL. Recife: Editora Universitária, 2009.

FERREIRO, Emília; TEBEROSK, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEITE, Tânia, Maria Rios. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz.(org.) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte : Autêntica, 2005.

LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Elaine Cristina Nascimento; SÁ, Carolina Figueiredo. Heterogeneidade no regime de ciclos e em turmas multisseriadas do campo: reflexões sobre concepções de professores alfabetizadores. In: LEAL, Telma Ferraz; SÁ, Carolina Figueiredo de; SILVA, Elaine Cristina Nascimento da Silva (orgs). Heterogeneidade, educação e linguagem em contextos do campo e da cidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2016. 186 p. 46-62.

LEAL, Telma Ferraz; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Teorizando o uso de jogos na alfabetização: reflexões sobre materiais didáticos na formação de professores. In ARAUJO, Liane Castro de; CAMINI, Patrícia; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; ZASSO, Silvana Maria Bellé. (org.). Alfabetização: saberes docentes, recursos didáticos e laboratórios formativos. Curitiba: Editora CRV, 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 12ª ed. São Paulo: Editora Hucitec; 2010.

MORAIS, Artur Gomes. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MORAIS, Artur Gomes de; LEITE, Tânia Maria S. B. Rios. A escrita alfabética: por que ela é um código? Como as crianças dela se apropriam? In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Ano 1: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 6-18.

MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro da. Jogos que promovem a consciência fonológica: como ajudam a compreender o sistema de escrita alfabética e suas convenções? In ARAUJO, Liane Castro de; CAMINI, Patrícia; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; ZASSO, Silvana Maria Bellé. (org.). Alfabetização: saberes docentes, recursos didáticos e laboratórios formativos. Editora CRV Curitiba – Brasil 2022.

PICCOLI, Luciana. Como formar um professor alfabetizador no curso de pedagogia? Discussões sobre a formação inicial nas universidades federais da Região Sul do Brasil. Revista Brasileira de Alfabetização, [S. l.], v. 1, n. 1, 2015.

SILVA, Alexandro.; Artur Gomes de. Brincando e aprendendo: os jogos com palavras no processo de alfabetização. In: LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro da (Orgs.). Recursos didáticos e ensino de língua portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: Editora CRV, 2011.

SILVA, Alexsandro da; MORAIS, Artur Gomes de. Produção de jogos de alfabetização no contexto da formação inicial de professores: relato de uma experiência. In ARAUJO, Liane Castro de; CAMINI, Patrícia; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; ZASSO, Silvana Maria Bellé. (org.). Alfabetização: saberes docentes, recursos didáticos e laboratórios formativos. Editora CRV Curitiba – Brasil 2022.

SILVA, Nayanne Nayara Torres; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. A heterogeneidade de conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética: práticas de ensino e aprendizagens dos alunos. Debates em Educação, Maceió, n. 12, p. 79-99, set. 2020.

SILVA, Mariane Hellen. O uso dos jogos para a reflexão fonológica no processo de alfabetização, 2013. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49126. Acesso em: 05 de jun. de 2024.
SOARES, Becker Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Becker Magda. Magda Soares: “Estou indignada com o MEC”. [Entrevista cedida a] Leonardo Pujol. Desafios da Educação. 8 abril 2019. Disponível em:. Acesso: 09 jul. 2023.

SOARES, Becker Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

VIDAL, Karla. CEEL apresenta kit de jogos educativos, 2008. Disponível em: http://ceelufpe.blogspot.com/2008/01/noticia-ceel-apresenta-kit-de-jogos.html. Acesso em: 05 de jun. de 2024.
Publicado
2025-04-23