INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS (DES)ENCONTROS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA DURANTE E PÓS-PANDEMIA

Palavras-chave: Anos Iniciais. Relação família-escola. Pandemia.

Resumo

Este artigo parte dos resultados obtidos na pesquisa Práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo é disseminar as informações obtidas, divulgar o conhecimento científico e estabelecer bases para futuros estudos. O estudo qualitativo descreveu e analisou as práticas pedagógicas de três professoras alfabetizadoras, durante a pandemia, em 2020 e 2021, na rede municipal pública de Belo Horizonte, Regional Barreiro. A análise de conteúdo evidenciou cinco categorias. A relação família-escola se destacou pelas menções, principalmente sobre as percepções da mediação e interação das famílias durante o processo de alfabetização e letramento, durante o ERE e pós pandemia. Os resultados apontam para a modificação dos papéis entre escola e família, do que cabe a cada instância, levando ambas a modificar atitudes e repensar seu funcionamento.

Biografia do Autor

Márcia de Souza dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente é professora alfabetizadora na rede municipal de Belo Horizonte/MG.

Santuza Amorim da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, da UEMG.

Daniela Perri Bandeira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela UFMG. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da UEMG - Campus BH. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL) da UEMG.

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Publicado
2025-04-23