INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS (DES)ENCONTROS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA DURANTE E PÓS-PANDEMIA
Abstract
Este artigo parte dos resultados obtidos na pesquisa Práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo é disseminar as informações obtidas, divulgar o conhecimento científico e estabelecer bases para futuros estudos. O estudo qualitativo descreveu e analisou as práticas pedagógicas de três professoras alfabetizadoras, durante a pandemia, em 2020 e 2021, na rede municipal pública de Belo Horizonte, Regional Barreiro. A análise de conteúdo evidenciou cinco categorias. A relação família-escola se destacou pelas menções, principalmente sobre as percepções da mediação e interação das famílias durante o processo de alfabetização e letramento, durante o ERE e pós pandemia. Os resultados apontam para a modificação dos papéis entre escola e família, do que cabe a cada instância, levando ambas a modificar atitudes e repensar seu funcionamento.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil; [1977] 2016.
BONAL, Xavier; GONZALEZ, Sheila. The impact of lockdown on the learning gap: Family and school divisions in times of crisis. International Review of Education, vol. 66, p. 635–655, 2020. https://doi.org/10.1007/s11159-020-09860-z
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 dez. 2023.
DIAS, Daniele Pampanini; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Das (im)possibilidades de se alfabetizar e investigar em condições de isolamento social, RBA, n.º 14, p. 228-244, jul. 2021.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p.57-63, 1995.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: tnied, 2001.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. 302 p.
PROFESSORA AXX PXXXX. Entrevista concedida a Márcia de Souza dos Santos. Belo Horizonte, 18 nov. 2022. [A entrevista foi transcrita e consta no arquivo pessoal da pesquisadora]
PROFESSORA NXXX. Entrevista concedida a Márcia de Souza dos Santos. Belo Horizonte, 16 out. 2022. [A entrevista foi transcrita e consta no arquivo pessoal da pesquisadora]
PROFESSORA RXXXXXXXXX. Entrevista concedida a Márcia de Souza dos Santos. Belo Horizonte, 01 jul. 2022. [A entrevista foi transcrita e consta no arquivo pessoal da pesquisadora]
ROCHA, Priscila Kely da. A relação família-escola e a infância em tempos de pandemia. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nove de Julho UNINOVE, São Paulo, 2022.
SILVA, Santuza Amorim da. Leitura e Práticas de Formação Docente: o caso do Pró-Leitura. Belo Horizonte: 2007. 245f. Tese (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VELOSO, Geisa Magela et al. Ensino Remoto Emergencial em Minas Gerais: novas configurações na relação família-escola? In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (Org.). BONAL, Xavier; GONZALEZ, Sheila. The impact of lockdown on the learning gap: Family and school divisions in times of crisis. International Review of Education, vol. 66, p. 635–655, 2020. https://doi.org/10.1007/s11159-020-09860-z
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).