O ENCANTAMENTO DA LEITURA NA ERA DIGITAL

Palavras-chave: Era Digital. Uso de Telas. Sujeito Leitor. Encantamento pela leitura.

Resumo

O presente artigo apresenta resultado de pesquisa bibliográfica e de trabalho de campo acerca dos desafios para despertar/manter o encantamento pela leitura em meio à Era Digital. O objetivo geral deste estudo foi analisar os impactos que a tecnologia pode trazer às crianças e aos adolescentes quanto aos hábitos de leitura. Analisou-se o surgimento da Era Digital, até a atualidade, e como o uso excessivo de telas reduz diretamente sujeitos leitores, alterando ainda o funcionamento cerebral de crianças. Examinaram-se, medidas que podem ser desenvolvidas no cotidiano escolar para formar leitores, assim como a utilização de tecnologias para fomentar nos alunos o prazer pela leitura. Importantes autores e dados estatísticos, sustentam a pesquisa. Concluiu-se que o uso equilibrado de telas pode contribuir para a formação do sujeito leitor, e que há diversas maneiras de se encantar pela leitura, mesmo em meio à Era Digital.

Biografia do Autor

Tamara Cristine Silva Moreira, Escola Municipal “Octacílio Negrão de Lima” – Cordisburgo/MG

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é professora da educação básica na Escola Municipal “Octacílio Negrão de Lima” – Cordisburgo/MG.

Célia Freire de Maia, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Pós-graduanda em Alfabetização e Letramento pela UNIUBE (Universidade de Uberaba). Atualmente é estagiária no Instituto Educacional Rouxinol Colégio Neusa Rocha – Belo Horizonte/MG.

Referências

ALVES, Ramoniele de Alves. Produção de Texto e Leitura em Público. Entrevista concedida as autoras. abr. 2024.

ALVES, Viviane. Cantinho da Leitura. Entrevista concedida as autoras. Abr. 2024.

ARÃO, Lílian; BAPTISTA, Patrícia Rodrigues Tanuri; OLIVEIRA, Janaina Minelli de. Ensinar e aprender nas novas condições da era digital: desafios para contextos de leitura e escrita transformados. UT. Revista de Ciències de l’Educació, 2016 núm. 1. Pag. 29-39 ISSN 1135-1438. EISSN 2385-4731. DOI: http://dx.doi.org/10.17345/ute.2016.1.975.

ASTH, Rafael C. Inteligência Artificial (IA): o que é, seus tipos e como funciona. Toda Matéria. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2024.

BENCHIMOL, Alegria; JÚNIOR, Roberto Lopes dos Santos; SOUZA, Julie Castro de. O “Patinho Feio”: reflexões museológicas sobre o primeiro computador brasileiro. Biblionline, João Pessoa, 2023, v. 19, n. 4, p. 29-38.

BOTTENCTUIT JUNIOR, João Batista; FURTADO, Cássia; PERCEGUEIRO, Cláudia Maria de Abre. Leitura e escrita no mundo digital: desafios e oportunidades para alunos e professores [recurso eletrônico] – São Luís: EDUFMA, 2021.

BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITTO, José Augusto; CARVALHO, Karinne Marieta; GRANDO, Rafaela Lora. Os efeitos do tempo de tela em crianças e adolescentes: um levantamento bibliográfico. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fiocruz. Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, 2021.

CARVALHO, João Víctor de Jesus; FILHO, José Luiz G. de L.; SANTOS, Ana Clara Bernardo; SILVA, Angelita Duarte da. O uso de filmes como recurso de estímulo à leitura. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 143–147, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/679. Acesso em: 09 mai. 2024.

CAVALCANTE, Lívia Teixeira Canuto; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Métodos de Revisão Bibliográfica nos Estudos Científicos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, vol.26 no.1, 2020. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2024.

CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil 2023. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2024.

CLARAS, Sonia Merith; DARIVA, Seila Maria de Oliveira. A Leitura na Era Digital: Uma Proposta de Trabalho Pedagógico com o Gênero Discursivo HQ. 2010. Disponível em: . Acesso em 17 mar. 2024.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo; MACIEL, Francisca; PAIVA, Aparecida. Coleção explorando o Ensino Literatura – Volume 20 – Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

COUNTRYMETERS. População do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2024.

DALLA-BONA, Elisa Maria. Leitura em voz alta na sala de aula: a materialização do texto literário. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 28, n. 1, p. 112-126, Jan./Abril, 2017. ISSN: 2236-0441DOI:10.14572/nuances.v28i1.4128.

DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Significado de Internet. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2024.

DINIZ, Taisa Barcelos Claudino. A Contação de Histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Medianeira, abr. 2014.

DRA. SHIMI KANG. Saiba mais sobre o histórico da Dra. Shimi Kang, filosofia e sua abordagem ao bem-estar mental. Disponível em: . Acesso em 28 abr. 2024.

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; OLIVEIRA, Katya Luciane de Estratégias de leitura para a infância: O que as pesquisas dizem? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023031, 2023 e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17061

FERRARI, Marcio. Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso. Nova escola, 2008.

FREITAS, Adnilsa Avelino de; LIMA, Maria Jocelma Duarte de; OLIVEIRA, Maria Eliza Nunes de; SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa. Uma experiência do programa PIBID com o projeto: “ Uma viagem na biblioteca: despertando o gosto pela leitura”. Rio Grande do Norte, 2016.

FURTADO, Maria Cristina. Projeto Leitura de Bolso: uma experiência mágica por meio da literatura infanto-juvenil, da ética, da poesia e da música. São Paulo: Arco 43 Editora, 2020.

IBGE. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em:
. Acesso em: 13 maio 2024.

INSTITUTO PRO-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5ª edição. São Paulo: Editora Itaú Cultural, 2020.


JAMA NETWORK. Sobre a JAMA Pediatrics. Disponível em: . Acesso em 28 abr. 2024.

JESUS, Luzinara Maria de. Neurociência, Leitura e o Desenvolvimento Integral da Criança. Cajazeiras, 2022.

KANG, Shimi. Tecnologia na Infância – Criando hábitos saudáveis para crianças em um mundo digital. Melhoramentos, 2021. Disponível em:
. Acesso em: 24 abr. 2024.

LAGO, Davi. Há mais de um smartphone por habitante no Brasil. Veja, 04 out. 2020. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2024.

LIMA, Silvani Lopes; RODRIGUES, Viviane Schneider. Contação de histórias: um caminho para despertar o gosto pela leitura. Revista Thema, Rio Grande do Sul, Vol. 17, nº. 2 p. 545-555 e ISSN: 2177-2894 (online). DOI: https://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.545-555.1055

MARTINS, Marília. Maleta Mágica. Entrevista concedida as autoras. Abr. 2024.

MCCARTNEY, Ava. As 10 principais tendências tecnológicas estratégicas da Gartner para 2024. Gartner, 16 out. 2023. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2024.

MENEGAZZI, Douglas. O Design de interfaces de livros infantis apps: uma revisão das características e recomendações. Textura, Canoas, v. 20 n. 43 p.215-239, 2018.

MOREIRA, Laura Silva. Relato sobre a participação do projeto Maleta Mágica. Entrevista concedida as autoras. abr. 2024.


RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica. Faetec/Ist, Paracambi, 2007.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019. Disponível em:
. Acesso em: 24 abr. 2024.
Publicado
2025-04-23