O ENCANTAMENTO DA LEITURA NA ERA DIGITAL
Abstract
References
ALVES, Viviane. Cantinho da Leitura. Entrevista concedida as autoras. Abr. 2024.
ARÃO, Lílian; BAPTISTA, Patrícia Rodrigues Tanuri; OLIVEIRA, Janaina Minelli de. Ensinar e aprender nas novas condições da era digital: desafios para contextos de leitura e escrita transformados. UT. Revista de Ciències de l’Educació, 2016 núm. 1. Pag. 29-39 ISSN 1135-1438. EISSN 2385-4731. DOI: http://dx.doi.org/10.17345/ute.2016.1.975.
ASTH, Rafael C. Inteligência Artificial (IA): o que é, seus tipos e como funciona. Toda Matéria. Disponível em:
BENCHIMOL, Alegria; JÚNIOR, Roberto Lopes dos Santos; SOUZA, Julie Castro de. O “Patinho Feio”: reflexões museológicas sobre o primeiro computador brasileiro. Biblionline, João Pessoa, 2023, v. 19, n. 4, p. 29-38.
BOTTENCTUIT JUNIOR, João Batista; FURTADO, Cássia; PERCEGUEIRO, Cláudia Maria de Abre. Leitura e escrita no mundo digital: desafios e oportunidades para alunos e professores [recurso eletrônico] – São Luís: EDUFMA, 2021.
BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRITTO, José Augusto; CARVALHO, Karinne Marieta; GRANDO, Rafaela Lora. Os efeitos do tempo de tela em crianças e adolescentes: um levantamento bibliográfico. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fiocruz. Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, 2021.
CARVALHO, João Víctor de Jesus; FILHO, José Luiz G. de L.; SANTOS, Ana Clara Bernardo; SILVA, Angelita Duarte da. O uso de filmes como recurso de estímulo à leitura. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 143–147, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/679. Acesso em: 09 mai. 2024.
CAVALCANTE, Lívia Teixeira Canuto; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Métodos de Revisão Bibliográfica nos Estudos Científicos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, vol.26 no.1, 2020. Disponível em:
CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil 2023. Disponível em:
CLARAS, Sonia Merith; DARIVA, Seila Maria de Oliveira. A Leitura na Era Digital: Uma Proposta de Trabalho Pedagógico com o Gênero Discursivo HQ. 2010. Disponível em:
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo; MACIEL, Francisca; PAIVA, Aparecida. Coleção explorando o Ensino Literatura – Volume 20 – Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
COUNTRYMETERS. População do Brasil. Disponível em:
DALLA-BONA, Elisa Maria. Leitura em voz alta na sala de aula: a materialização do texto literário. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 28, n. 1, p. 112-126, Jan./Abril, 2017. ISSN: 2236-0441DOI:10.14572/nuances.v28i1.4128.
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Significado de Internet. Disponível em:
DINIZ, Taisa Barcelos Claudino. A Contação de Histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Medianeira, abr. 2014.
DRA. SHIMI KANG. Saiba mais sobre o histórico da Dra. Shimi Kang, filosofia e sua abordagem ao bem-estar mental. Disponível em:
FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; OLIVEIRA, Katya Luciane de Estratégias de leitura para a infância: O que as pesquisas dizem? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023031, 2023 e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17061
FERRARI, Marcio. Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso. Nova escola, 2008.
FREITAS, Adnilsa Avelino de; LIMA, Maria Jocelma Duarte de; OLIVEIRA, Maria Eliza Nunes de; SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa. Uma experiência do programa PIBID com o projeto: “ Uma viagem na biblioteca: despertando o gosto pela leitura”. Rio Grande do Norte, 2016.
FURTADO, Maria Cristina. Projeto Leitura de Bolso: uma experiência mágica por meio da literatura infanto-juvenil, da ética, da poesia e da música. São Paulo: Arco 43 Editora, 2020.
IBGE. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em:
INSTITUTO PRO-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5ª edição. São Paulo: Editora Itaú Cultural, 2020.
JAMA NETWORK. Sobre a JAMA Pediatrics. Disponível em:
JESUS, Luzinara Maria de. Neurociência, Leitura e o Desenvolvimento Integral da Criança. Cajazeiras, 2022.
KANG, Shimi. Tecnologia na Infância – Criando hábitos saudáveis para crianças em um mundo digital. Melhoramentos, 2021. Disponível em:
LAGO, Davi. Há mais de um smartphone por habitante no Brasil. Veja, 04 out. 2020. Disponível em:
LIMA, Silvani Lopes; RODRIGUES, Viviane Schneider. Contação de histórias: um caminho para despertar o gosto pela leitura. Revista Thema, Rio Grande do Sul, Vol. 17, nº. 2 p. 545-555 e ISSN: 2177-2894 (online). DOI: https://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.545-555.1055
MARTINS, Marília. Maleta Mágica. Entrevista concedida as autoras. Abr. 2024.
MCCARTNEY, Ava. As 10 principais tendências tecnológicas estratégicas da Gartner para 2024. Gartner, 16 out. 2023. Disponível em:
MENEGAZZI, Douglas. O Design de interfaces de livros infantis apps: uma revisão das características e recomendações. Textura, Canoas, v. 20 n. 43 p.215-239, 2018.
MOREIRA, Laura Silva. Relato sobre a participação do projeto Maleta Mágica. Entrevista concedida as autoras. abr. 2024.
RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica. Faetec/Ist, Paracambi, 2007.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).