OS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA BNCC: REFLEXÕES TEÓRICAS
Resumo
Este artigo contribui para as discussões sobre os multiletramentos no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta o ensino básico no contexto educacional brasileiro. O objetivo foi refletir sobre essa abordagem no ensino de Língua Portuguesa, analisando a abordagem da BNCC, com ênfase na pedagogia dos multiletramentos. O estudo fundamenta-se em Rojo (2009), Rojo e Moura (2012, 2019), Cope e Kalantzis (2009), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), entre outros pesquisadores que abordam essa temática. Metodologicamente, adota uma abordagem discursiva, por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que os multiletramentos não se limitam a tipos de letramentos, mas abarcam múltiplas linguagens nos textos sociais. O manifesto do Grupo de Nova Londres continua relevante, influenciando a pedagogia dos multiletramentos e sua inserção em documentos curriculares, como a BNCC, que ressignifica essas ideias no ensino da Língua Portuguesa, ampliando práticas pedagógicas e promovendo inovações no processo de ensino-aprendizagem.
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