OS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA BNCC: REFLEXÕES TEÓRICAS
Abstract
Este artigo contribui para as discussões sobre os multiletramentos no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta o ensino básico no contexto educacional brasileiro. O objetivo foi refletir sobre essa abordagem no ensino de Língua Portuguesa, analisando a abordagem da BNCC, com ênfase na pedagogia dos multiletramentos. O estudo fundamenta-se em Rojo (2009), Rojo e Moura (2012, 2019), Cope e Kalantzis (2009), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), entre outros pesquisadores que abordam essa temática. Metodologicamente, adota uma abordagem discursiva, por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que os multiletramentos não se limitam a tipos de letramentos, mas abarcam múltiplas linguagens nos textos sociais. O manifesto do Grupo de Nova Londres continua relevante, influenciando a pedagogia dos multiletramentos e sua inserção em documentos curriculares, como a BNCC, que ressignifica essas ideias no ensino da Língua Portuguesa, ampliando práticas pedagógicas e promovendo inovações no processo de ensino-aprendizagem.
References
BEVILAQUA, R. Novos estudos do letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet - Revista Virtual de Letras, v. 5, n. 1, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Nanyang Walk, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.
GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuro Sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101–145, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5578.
KALANTZIS, M.; COPE, B; PINHEIRO, P. Letramentos. Tradução: Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Unicamp, 2021.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:KLEIMAN, A (org). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das letras, 1995.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019. (Coleção linguística; 14).
ROJO, R.; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e exclusão social. São Paulo: Parábola Editora, 2009.
ROJO, R.; MOURA, E. (Org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTOS, Marisilvia dos; SCARABOTTO, Suelen do Carmo dos Anjos; MATOS, Elizete Lucia Moreira. Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou desafio na educação? Anais do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Curitiba, 2011.
SANTOS, C. E. de P.; NÉLO, M. J.; CARVALHO, J. Laboratório de leitura e escrita: (multi)letramentos no curso de Química. Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 10, n. 8, 2021, p. 34-54.
SOUSA, Claudemir. As contribuições da BNCC para as práticas de linguagem: mapeando gêneros discursivos multissemióticos. V.15, N.5, p. 123-145. Revista X, 2020.
SOARES, M. Letramento : um tema em três gêneros.3.ed. Belo Horizonte: autêntica, 2022.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7.ed. São Paulo, Contexto, 2023.
STREET, B.V. Literacy and multimodality. 2012.
STREET, B.V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo, Cortez,1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).