OS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA BNCC: REFLEXÕES TEÓRICAS

Resumen

Este artigo contribui para as discussões sobre os multiletramentos no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta o ensino básico no contexto educacional brasileiro. O objetivo foi refletir sobre essa abordagem no ensino de Língua Portuguesa, analisando a abordagem da BNCC, com ênfase na pedagogia dos multiletramentos. O estudo fundamenta-se em Rojo (2009), Rojo e Moura (2012, 2019), Cope e Kalantzis (2009), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), entre outros pesquisadores que abordam essa temática. Metodologicamente, adota uma abordagem discursiva, por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que os multiletramentos não se limitam a tipos de letramentos, mas abarcam múltiplas linguagens nos textos sociais. O manifesto do Grupo de Nova Londres continua relevante, influenciando a pedagogia dos multiletramentos e sua inserção em documentos curriculares, como a BNCC, que ressignifica essas ideias no ensino da Língua Portuguesa, ampliando práticas pedagógicas e promovendo inovações no processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Fátima Letícia da Silva Gomes, Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI)

Doutoranda em Letras, Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Francisco Ple Pereira da Silva Fontinele, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Integra o Grupo de Pesquisa Proletras/UFPI.

Juscelino Francisco do Nascimento , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Letras e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado
2025-04-23