MULTIMODALIDADE, CONTOS DE FADAS E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: LEITURAS POSSÍVEIS PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Partirmos da ideia de que todo texto é um intertexto que se relaciona dialogicamente com outros textos. Nesse sentido, os textos publicitários são construídos a partir de textos verbais (orais ou escritos) e não verbais (imagens, gestos, cores, texturas etc.), sendo que a combinação desses diferentes códigos semióticos caracteriza um texto multimodal. Adotamos como método de investigação, a análise discursiva multimodal crítica, sabendo que a multimodalidade (traço constitutivo da semiose e da linguagem) vem sendo estudada, ultimamente, por várias áreas de estudos: Análise do discurso, psicologia, pedagogia, semiótica, linguística, dentre outras. Os resultados demonstraram que esses contos foram trazidos intertextualmente para a linguagem publicitária (propagandista), sobretudo para o público adulto. Diante disso, conseguimos, portanto, descrever e analisar as relações intertextuais multimodais, na (des)construção das personagens femininas nos contos de fadas, em alguns anúncios publicitários.
Referências
ARAUJO, Sammya Santos; PARENTE, Lya Oliveira da Silva Souza; ARAUJO, Antonia Dilamar. A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 711-731, Sept. 2019.
BORTOLOTTO, Mayara. A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade. 2010. 97p. Monografia em (Comunicação Social e Publicidade e Propaganda). UFRS/Porto Alegre - RS. 2010.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
COELHO, Patrícia Margarida Farias.; COSTA, Marcos Rogério Martins. Publicidade e contos de fadas: reflexões semióticas. Acta Semiótica et Lingvistica, v. 18, n.1, p. 110-124, 2013.
BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. Trad. Adail Sobral, Angela Dionisio, Judith Chambliss Hoffnagel, Pietra Acunha. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
DIONISIO, Angela. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Org.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
DURANDIN, G. As mentiras na propaganda e na publicidade. Tradução: Antônio Carlos Bastos de Mattos. São Paulo: JSN Editora, 1997.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Trad. de Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
_______. Analyzing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.
KOCH, Ingedore G.V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto.3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge, [1996] 2006.
KRESS, Gunther. Multimodal discourse analysis. In: GEE, J. P.; HANDFORD, M. (Eds.). The Routledge Handbook of Discourse Analysis Routledge, 2011. Disponível em: <https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9780203809068.ch3>. Acesso em: 10 out. 2019.
KNOLL, Graziela Frainer.; PIRES, Vera Lúcia. Intertextualidade e propaganda: análise de processos intertextuais em anúncios impressos. Anais do SITED, Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso, Porto Alegre, RS, setembro de 2010.
LIMA, Ana Maria Pereira.; FIGUEIREDO-GOMES, João Bosco; SOUZA, José Marcos Rosendo de. (orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 297p. ISBN 978-85-7993-661-6.
LIMA, Eliete Alves de. Multimodalidade e leitura crítica: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. 2015. 171f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras e Artes. Programa Mestrado Profissional em Letras, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, 2015.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 71.
MACEDO, José Osmar Rios. Contribuições para o letramento crítico através da leitura de textos publicitários na perspectiva multimodal. In: LIMA, Ana Maria Pereira.; FIGUEIREDO-GOMES, João Bosco; SOUZA, José Marcos Rosendo de. (orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. p. 67-76.
MACHADO, Beatriz dos Santos Clemente. A prática de leitura, produção de textos e análise linguística no ensino de língua portuguesa: uma proposta de organização do cotidiano escolar na perspectiva dos multiletramentos. Revista Línguas & Letras – Unioeste, v. 15, n. 31, 2014.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (org.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006 [1996].
NOVAES, Nelly. O conto de fadas. São Paulo, Ática, Séries Princípios, 1987.
NOVELLINO, Marcia Oliver. Imagens em movimento: a multimodalidade no material para o ensino de inglês como língua estrangeira 2011. 243f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. O professor de língua portuguesa como agente de letramento em anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o uso de estratégias de leitura. Travessias (Unioeste. Online), v. 10, p. 125-146, 2016.
_______. A interface interdiscursiva entre as marcas de oralidade e a construção da imaginação da criança nos contos dos irmãos Grimm. In: Antonio Lailton Moraes Duarte; Ana Maria Pereira Lima e Francisco Jeimes de Oliveira Paiva. (Orgs.). Diálogos Interdisciplinares: Fundamentos em cultura, memória, ensino e linguagens na educação. 1ed.São Carlos/SP: Pedro e João Editores, 2018, v. 1, p. 185-199.
_______. Verbo-visualidade de textos multimodais do ENEM. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019a. 303p. Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/ebook_verbo-visualidade-1.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019.
_______. Sob os braços e as liras de Eros: uma análise da poética de Gilka Machado à luz da crítica literária. Revista Água Viva, v. 4, n. 1, 28 jun. 2019b.
PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.
PENNYCOOK, Alastair. Linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
PEREIRA, Charliane Martins; DINIZ, Neudilene Viana; BEZERRA, Thaisa Regina Freire; DIAS, Marly de Jesus Sá. A representação feminina nos contos de fadas: uma análise a partir do conto cinderela. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS), São Luís - Vol. 4 - Número Especial - Jul./Dez. 2018.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.
RECHETNICOU, Amanda O.; LIMA, Sostenes. Interdiscursividade e intertextualidade na análise crítica do gênero reportagem. Revista de Letras Norte@mentos, Estudos Linguísticos, Sinop, v. 9, n. 19, p. 201-218, jul./dez. 2016.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos Multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 31.
_______. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias na educação. ed. São Paulo: Parábola, 2018. p. 77.
RODRIGUES, Renta Rena. Motivações sociais na recontextualização do discurso do programa bolsa família. 2008. 129f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2008.
ROJO, Roxane Helena. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. 11. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SANTOS, Francisca Jacqueline Penha. Análise multimodal nos anúncios publicitários: a construção de sentidos através da intertextualidade com os contos de fada. Anais... 4º Simpósio Nacional de Hipertexto e Tecnologias na Educação, UFPI, 2012.
SILVA, Isabel Regina França da; DINIZ, Erika Janaina Avelino; SEGABINAZI, Daniela Maria. A narrativa fantástica e a maravilhosa no livro reinações de Narizinho – teoria, leitura e importância de ensino. Anais VII ENLIJE, V. 1, 2018, ISSN 2317-0670. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID226_22072016193249.pdf. Acesso em: 21 set. 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOUSA, Joana Paula Silva.; PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira.; SILVA, Eduardo Dias da. Multimodalidade da resistência negra: uma análise visual crítica da materialidade discursiva em memes digitais. Revista Diálogos, v. 7, n. 3, out.-dez., 2019. Acesso em: 24 out. 2019.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.
_______. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1992.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).