MULTIMODALIDADE, CONTOS DE FADAS E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: LEITURAS POSSÍVEIS PARA O ENSINO MÉDIO

Resumen

Partirmos da ideia de que todo texto é um intertexto que se relaciona dialogicamente com outros textos. Nesse sentido, os textos publicitários são construídos a partir de textos verbais (orais ou escritos) e não verbais (imagens, gestos, cores, texturas etc.), sendo que a combinação desses diferentes códigos semióticos caracteriza um texto multimodal. Adotamos como método de investigação, a análise discursiva multimodal crítica, sabendo que a multimodalidade (traço constitutivo da semiose e da linguagem) vem sendo estudada, ultimamente, por várias áreas de estudos: Análise do discurso, psicologia, pedagogia, semiótica, linguística, dentre outras. Os resultados demonstraram que esses contos foram trazidos intertextualmente para a linguagem publicitária (propagandista), sobretudo para o público adulto. Diante disso, conseguimos, portanto, descrever e analisar as relações intertextuais multimodais, na (des)construção das personagens femininas nos contos de fadas, em alguns anúncios publicitários. 

Biografía del autor/a

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestre Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), câmpus da Universidade Estadual do Ceará (2017-2019). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016).

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Publicado
2020-02-04