MULTIMODALIDADE, CONTOS DE FADAS E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: LEITURAS POSSÍVEIS PARA O ENSINO MÉDIO
Abstract
Partirmos da ideia de que todo texto é um intertexto que se relaciona dialogicamente com outros textos. Nesse sentido, os textos publicitários são construídos a partir de textos verbais (orais ou escritos) e não verbais (imagens, gestos, cores, texturas etc.), sendo que a combinação desses diferentes códigos semióticos caracteriza um texto multimodal. Adotamos como método de investigação, a análise discursiva multimodal crítica, sabendo que a multimodalidade (traço constitutivo da semiose e da linguagem) vem sendo estudada, ultimamente, por várias áreas de estudos: Análise do discurso, psicologia, pedagogia, semiótica, linguística, dentre outras. Os resultados demonstraram que esses contos foram trazidos intertextualmente para a linguagem publicitária (propagandista), sobretudo para o público adulto. Diante disso, conseguimos, portanto, descrever e analisar as relações intertextuais multimodais, na (des)construção das personagens femininas nos contos de fadas, em alguns anúncios publicitários.
References
ARAUJO, Sammya Santos; PARENTE, Lya Oliveira da Silva Souza; ARAUJO, Antonia Dilamar. A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 711-731, Sept. 2019.
BORTOLOTTO, Mayara. A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade. 2010. 97p. Monografia em (Comunicação Social e Publicidade e Propaganda). UFRS/Porto Alegre - RS. 2010.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
COELHO, Patrícia Margarida Farias.; COSTA, Marcos Rogério Martins. Publicidade e contos de fadas: reflexões semióticas. Acta Semiótica et Lingvistica, v. 18, n.1, p. 110-124, 2013.
BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. Trad. Adail Sobral, Angela Dionisio, Judith Chambliss Hoffnagel, Pietra Acunha. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
DIONISIO, Angela. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Org.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
DURANDIN, G. As mentiras na propaganda e na publicidade. Tradução: Antônio Carlos Bastos de Mattos. São Paulo: JSN Editora, 1997.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Trad. de Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
_______. Analyzing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.
KOCH, Ingedore G.V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto.3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge, [1996] 2006.
KRESS, Gunther. Multimodal discourse analysis. In: GEE, J. P.; HANDFORD, M. (Eds.). The Routledge Handbook of Discourse Analysis Routledge, 2011. Disponível em: <https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9780203809068.ch3>. Acesso em: 10 out. 2019.
KNOLL, Graziela Frainer.; PIRES, Vera Lúcia. Intertextualidade e propaganda: análise de processos intertextuais em anúncios impressos. Anais do SITED, Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso, Porto Alegre, RS, setembro de 2010.
LIMA, Ana Maria Pereira.; FIGUEIREDO-GOMES, João Bosco; SOUZA, José Marcos Rosendo de. (orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 297p. ISBN 978-85-7993-661-6.
LIMA, Eliete Alves de. Multimodalidade e leitura crítica: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. 2015. 171f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras e Artes. Programa Mestrado Profissional em Letras, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, 2015.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 71.
MACEDO, José Osmar Rios. Contribuições para o letramento crítico através da leitura de textos publicitários na perspectiva multimodal. In: LIMA, Ana Maria Pereira.; FIGUEIREDO-GOMES, João Bosco; SOUZA, José Marcos Rosendo de. (orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. p. 67-76.
MACHADO, Beatriz dos Santos Clemente. A prática de leitura, produção de textos e análise linguística no ensino de língua portuguesa: uma proposta de organização do cotidiano escolar na perspectiva dos multiletramentos. Revista Línguas & Letras – Unioeste, v. 15, n. 31, 2014.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (org.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006 [1996].
NOVAES, Nelly. O conto de fadas. São Paulo, Ática, Séries Princípios, 1987.
NOVELLINO, Marcia Oliver. Imagens em movimento: a multimodalidade no material para o ensino de inglês como língua estrangeira 2011. 243f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. O professor de língua portuguesa como agente de letramento em anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o uso de estratégias de leitura. Travessias (Unioeste. Online), v. 10, p. 125-146, 2016.
_______. A interface interdiscursiva entre as marcas de oralidade e a construção da imaginação da criança nos contos dos irmãos Grimm. In: Antonio Lailton Moraes Duarte; Ana Maria Pereira Lima e Francisco Jeimes de Oliveira Paiva. (Orgs.). Diálogos Interdisciplinares: Fundamentos em cultura, memória, ensino e linguagens na educação. 1ed.São Carlos/SP: Pedro e João Editores, 2018, v. 1, p. 185-199.
_______. Verbo-visualidade de textos multimodais do ENEM. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019a. 303p. Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/ebook_verbo-visualidade-1.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019.
_______. Sob os braços e as liras de Eros: uma análise da poética de Gilka Machado à luz da crítica literária. Revista Água Viva, v. 4, n. 1, 28 jun. 2019b.
PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.
PENNYCOOK, Alastair. Linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
PEREIRA, Charliane Martins; DINIZ, Neudilene Viana; BEZERRA, Thaisa Regina Freire; DIAS, Marly de Jesus Sá. A representação feminina nos contos de fadas: uma análise a partir do conto cinderela. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS), São Luís - Vol. 4 - Número Especial - Jul./Dez. 2018.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.
RECHETNICOU, Amanda O.; LIMA, Sostenes. Interdiscursividade e intertextualidade na análise crítica do gênero reportagem. Revista de Letras Norte@mentos, Estudos Linguísticos, Sinop, v. 9, n. 19, p. 201-218, jul./dez. 2016.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos Multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 31.
_______. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias na educação. ed. São Paulo: Parábola, 2018. p. 77.
RODRIGUES, Renta Rena. Motivações sociais na recontextualização do discurso do programa bolsa família. 2008. 129f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2008.
ROJO, Roxane Helena. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. 11. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SANTOS, Francisca Jacqueline Penha. Análise multimodal nos anúncios publicitários: a construção de sentidos através da intertextualidade com os contos de fada. Anais... 4º Simpósio Nacional de Hipertexto e Tecnologias na Educação, UFPI, 2012.
SILVA, Isabel Regina França da; DINIZ, Erika Janaina Avelino; SEGABINAZI, Daniela Maria. A narrativa fantástica e a maravilhosa no livro reinações de Narizinho – teoria, leitura e importância de ensino. Anais VII ENLIJE, V. 1, 2018, ISSN 2317-0670. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID226_22072016193249.pdf. Acesso em: 21 set. 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOUSA, Joana Paula Silva.; PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira.; SILVA, Eduardo Dias da. Multimodalidade da resistência negra: uma análise visual crítica da materialidade discursiva em memes digitais. Revista Diálogos, v. 7, n. 3, out.-dez., 2019. Acesso em: 24 out. 2019.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.
_______. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).