CRIATIVIDADE E ESCOLAS CRIATIVAS: DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

Résumé

O presente texto discute a ideia de criatividade e escolas criativas em diálogo com Paulo Freire (1921 – 1997). O objetivo foi estabelecer um diálogo que envolvesse a temática da criatividade e escolas criativas com conceitos e reflexões a partir da perspectiva freiriana. É uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Utilizou-se como aportes teóricos obras de Freire (2001, 2006, 2015, 2017, 2018, 2019), Freire e Shor (1986), Freire e Nogueira (2014); e Torre (2012), nas quais foram identificados indicadores constituintes da criatividade e dos princípios vinculados ao conceito de escolas criativas (TORRE, 2012). Constata-se que o ato de aprender é uma atividade criadora e que a criatividade demanda liberdade, autonomia e oportunidade para que se desenvolva. De maneira que, as escolas devem ser espaços de criatividade que possibilitem nos processos de ensino e de aprendizagem a conscientização crítica por meio do diálogo e de práticas participativas, democráticas e de expressão da liberdade. Ambiente de aprendizagem que reconhece as diversas contradições presentes na sociedade, na educação e na escola.

Bibliographies de l'auteur

Rejane Gomes Tavares, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Educação (PPGE/FE/UFG), tendo como orientadora a Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno. Bolsista CAPES Edital PPGE/FE/UFG nº 02/2020. Especialista em Alfabetização, Letramento e Ludicidade pelo Instituto Educacional Wallon (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas – DIDAKTIKÉ (FE/UFG). 

Marilza Vanessa Rosa Suanno, PPGE/FE/UFG

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas DGP/CNPq. Membro do Núcleo de Formação de Professores FE/UFG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas. 

Carlos Cardoso Silva, FE/UFG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Gestão da Escola Pública pela Universidade Federal de Goiás (1995). Especialista em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas de São Gonçalo (1991). Graduado em Psicologia Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1990). Líder do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas FE/UFG. 

Références

ARAÚJO FREIRE, Ana Maria. Inédito viável. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 231-234.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Massangana, 2010.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 64 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 44 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; TORRE, Saturnino de la; SUANNO, João Henrique. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, Maria José; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014. p. 15-33.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

PAULO FREIRE, PRESENTE! Live apresentada por Walter Kohan. [S. I.: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.], 2020. 1 vídeo (1h 38min 25seg). Publicado pelo canal ANPED NACIONAL. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3BGEruxXyoM. Acesso em: 8 dezembro 2020.

TORRE, Saturnino de la. Instituiciones educativas creativas: instrumento para valorar el desarrollo creativo de las instituiciones educativas (Vadecrie). Sitges: Editorial Círculo Rojo - Investigación, 2012.
Publiée
2021-08-13