CRIATIVIDADE E ESCOLAS CRIATIVAS: DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
Abstract
O presente texto discute a ideia de criatividade e escolas criativas em diálogo com Paulo Freire (1921 – 1997). O objetivo foi estabelecer um diálogo que envolvesse a temática da criatividade e escolas criativas com conceitos e reflexões a partir da perspectiva freiriana. É uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Utilizou-se como aportes teóricos obras de Freire (2001, 2006, 2015, 2017, 2018, 2019), Freire e Shor (1986), Freire e Nogueira (2014); e Torre (2012), nas quais foram identificados indicadores constituintes da criatividade e dos princípios vinculados ao conceito de escolas criativas (TORRE, 2012). Constata-se que o ato de aprender é uma atividade criadora e que a criatividade demanda liberdade, autonomia e oportunidade para que se desenvolva. De maneira que, as escolas devem ser espaços de criatividade que possibilitem nos processos de ensino e de aprendizagem a conscientização crítica por meio do diálogo e de práticas participativas, democráticas e de expressão da liberdade. Ambiente de aprendizagem que reconhece as diversas contradições presentes na sociedade, na educação e na escola.
References
BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Massangana, 2010.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 64 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 44 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; TORRE, Saturnino de la; SUANNO, João Henrique. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, Maria José; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014. p. 15-33.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
PAULO FREIRE, PRESENTE! Live apresentada por Walter Kohan. [S. I.: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.], 2020. 1 vídeo (1h 38min 25seg). Publicado pelo canal ANPED NACIONAL. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3BGEruxXyoM. Acesso em: 8 dezembro 2020.
TORRE, Saturnino de la. Instituiciones educativas creativas: instrumento para valorar el desarrollo creativo de las instituiciones educativas (Vadecrie). Sitges: Editorial Círculo Rojo - Investigación, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).