AS DIMENSÕES ÉTICA E EMOCIONAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR
Résumé
Com base no paradigma interpretativo fenomenológico, o presente artigo discorre sobre as dimensões ética e emocional na formação identitária do vir a “ser professor”. A pesquisa é de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica. Para tal, realizou-se um desbravamento epistemológico sobre as dimensões ética e emocional no corpo da formação da identidade docente, de modo a compreender a ética como atitude reflexiva sensível, e as emoções e os sentimentos como “bússolas” na orientação do percurso sensível a ser percorrido pelo professor no curso de sua profissão. O trabalho tem por objetivo identificar o “espaço” dimensional que a ética e o campo emocional ocupam na formação identitária do professor. Como resultados pontuamos que a ética e as emoções são dimensões que interagem em simultâneo nas esferas pessoal e profissional, e que tais dimensões compõem, juntas, uma espécie de “tinteiro identitário”.
Références
AUTOR X (2018a)
AUTOR X (2018b)
AUTOR X (2018c)
ÁVALOS, B. SOTOMAYOR, C. Cómo ven su identidad los docentes chilenos. Revista perspectiva educacional. São Paulo. v. 51, n. 1, p. 77-95, 2012.
CANDAU, J. (2011). Memória e identidade. Tradução: Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2016.
CIAMPA, A. C. Psicologia social: o homem em movimento. 8 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
DAY, C. A Passion for Teaching. Londres: RoutledgeFalmer, 2004.
DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
DUBAR, C. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educ. Soc., Campinas, v. 19, n. 62, p. 13-30, 1998. Disponibilidade em:
DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais; Porto: Porto Editora, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educative. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HARGREAVES, A. The emotional Practice of Teaching. Teaching and Teacher Education, Toronto, v. 14, n. 8, p. 835-854, 1998. Disponibilidade em:
KAUFFMAN. J. A invenção de si: uma teoria da identidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
BRZEZINSKI, Iria. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.
MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MAIA, R. D. O Conceito de identidade na filosofia e nos atos de linguagem. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística), Universidade de São Carlos, São Carlos, 2008.
MONEREO, C.; BADÍA, A. Los heterónimos del docente: identdad, selfs y enseñanza. In: La Identdad en Psicología de la Educación: necesidad, utlidad y límites. Madrid: Narcea, 2011.
NIAS, J. Thinking about Feeling: the emotions in teaching. Cambridge Journal of Education, Lisboa, v. 26, n. 3, p. 293 306, 1996. Disponibilidade em:
NÓVOA, A. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educacion, Espanha, v. 1, n. 350, p. 1-10, 2009.
PECOTCHE, C. B. G. Introdução ao conhecimento logosófico. São Paulo: Editora Logosófica, 1996.
SANTOS, G. J. Pedagogia das Emoções: uma compreensão da dimensão emocional na Educação Profissional de Jovens e Adultos. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação), Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2008.
SOARES, G.; VASCONCELOS, D. P. Fazer (-se) docente: processo, experiência e alteridade. Revista Even. Pedagóg, Sinop, v. 07, n. 2, p. 798 821, 2016 Disponibilidade em:
SOLOMON, R. C. O prazer da filosofia: entre a razão e a paixão. Rio de Janeiro: Record, 2011.
SOLOMON, R. C. Fiéis às nossas emoções: o que elas realmente nos dizem.. 2 ed. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
TORO, J.M. As duas faces inseparáveis da educação: coração e razão. São Paulo: Paulinas, 2007.
VANNUCHI, A. Os grandes problemas filosóficos. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2004.
VEIGA, I.P.A.; ARAÚJO J. C. S.; KAPUZINIAK, C. Docência: uma construção ético-profissional. 2. ed. Campinas: Papirus, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).