AS DIMENSÕES ÉTICA E EMOCIONAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR

Resumen

Com base no paradigma interpretativo fenomenológico, o presente artigo discorre sobre as dimensões ética e emocional na formação identitária do vir a “ser professor”. A pesquisa é de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica. Para tal, realizou-se um desbravamento epistemológico sobre as dimensões ética e emocional no corpo da formação da identidade docente, de modo a compreender a ética como atitude reflexiva sensível, e as emoções e os sentimentos como “bússolas” na orientação do percurso sensível a ser percorrido pelo professor no curso de sua profissão. O trabalho tem por objetivo identificar o “espaço” dimensional que a ética e o campo emocional ocupam na formação identitária do professor. Como resultados pontuamos que a ética e as emoções são dimensões que interagem em simultâneo nas esferas pessoal e profissional, e que tais dimensões compõem, juntas, uma espécie de “tinteiro identitário”.

Biografía del autor/a

Vitória Régia de Oliveira Moura Morais, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/RN, Campus Pau dos Ferros. Graduada em Psicologia pela UNIFIP (Patos – PB).

Sheyla Maria Fontenele Macedo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professora na graduação e no Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/RN. 

Citas

Referências

AUTOR X (2018a)

AUTOR X (2018b)

AUTOR X (2018c)

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Publicado
2021-08-10