AS DIMENSÕES ÉTICA E EMOCIONAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR
Abstract
Com base no paradigma interpretativo fenomenológico, o presente artigo discorre sobre as dimensões ética e emocional na formação identitária do vir a “ser professor”. A pesquisa é de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica. Para tal, realizou-se um desbravamento epistemológico sobre as dimensões ética e emocional no corpo da formação da identidade docente, de modo a compreender a ética como atitude reflexiva sensível, e as emoções e os sentimentos como “bússolas” na orientação do percurso sensível a ser percorrido pelo professor no curso de sua profissão. O trabalho tem por objetivo identificar o “espaço” dimensional que a ética e o campo emocional ocupam na formação identitária do professor. Como resultados pontuamos que a ética e as emoções são dimensões que interagem em simultâneo nas esferas pessoal e profissional, e que tais dimensões compõem, juntas, uma espécie de “tinteiro identitário”.
References
AUTOR X (2018a)
AUTOR X (2018b)
AUTOR X (2018c)
ÁVALOS, B. SOTOMAYOR, C. Cómo ven su identidad los docentes chilenos. Revista perspectiva educacional. São Paulo. v. 51, n. 1, p. 77-95, 2012.
CANDAU, J. (2011). Memória e identidade. Tradução: Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2016.
CIAMPA, A. C. Psicologia social: o homem em movimento. 8 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
DAY, C. A Passion for Teaching. Londres: RoutledgeFalmer, 2004.
DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
DUBAR, C. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educ. Soc., Campinas, v. 19, n. 62, p. 13-30, 1998. Disponibilidade em:
DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais; Porto: Porto Editora, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educative. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HARGREAVES, A. The emotional Practice of Teaching. Teaching and Teacher Education, Toronto, v. 14, n. 8, p. 835-854, 1998. Disponibilidade em:
KAUFFMAN. J. A invenção de si: uma teoria da identidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
BRZEZINSKI, Iria. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.
MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MAIA, R. D. O Conceito de identidade na filosofia e nos atos de linguagem. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística), Universidade de São Carlos, São Carlos, 2008.
MONEREO, C.; BADÍA, A. Los heterónimos del docente: identdad, selfs y enseñanza. In: La Identdad en Psicología de la Educación: necesidad, utlidad y límites. Madrid: Narcea, 2011.
NIAS, J. Thinking about Feeling: the emotions in teaching. Cambridge Journal of Education, Lisboa, v. 26, n. 3, p. 293 306, 1996. Disponibilidade em:
NÓVOA, A. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educacion, Espanha, v. 1, n. 350, p. 1-10, 2009.
PECOTCHE, C. B. G. Introdução ao conhecimento logosófico. São Paulo: Editora Logosófica, 1996.
SANTOS, G. J. Pedagogia das Emoções: uma compreensão da dimensão emocional na Educação Profissional de Jovens e Adultos. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação), Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2008.
SOARES, G.; VASCONCELOS, D. P. Fazer (-se) docente: processo, experiência e alteridade. Revista Even. Pedagóg, Sinop, v. 07, n. 2, p. 798 821, 2016 Disponibilidade em:
SOLOMON, R. C. O prazer da filosofia: entre a razão e a paixão. Rio de Janeiro: Record, 2011.
SOLOMON, R. C. Fiéis às nossas emoções: o que elas realmente nos dizem.. 2 ed. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
TORO, J.M. As duas faces inseparáveis da educação: coração e razão. São Paulo: Paulinas, 2007.
VANNUCHI, A. Os grandes problemas filosóficos. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2004.
VEIGA, I.P.A.; ARAÚJO J. C. S.; KAPUZINIAK, C. Docência: uma construção ético-profissional. 2. ed. Campinas: Papirus, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).