FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ESCOLA INDÍGENA 19 DE ABRIL, TERRITÓRIO KRAHÔ, NA ALDEIA MANOEL ALVES PEQUENO
Résumé
O artigo objetiva conhecer a formação inicial de professores que atuam na Escola Indígena 19 de abril, território Krahô, na aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no município de Goiatins - TO, à luz de análise documental. Os professores que atuam na escola possuem formação em Licenciatura Intercultural, 43%; Licenciatura em Pedagogia,15%; Licenciatura em Letras, 14%; Normal Superior, 14%; e Magistério indígena, 7%. A presença, em sua maioria, de professores Krahô, na prática docente do ambiente escolar, ascende uma luz de esperança de que se é possível estruturar uma escola a partir de seus membros. É, também, preciso destacar a importância da Licenciatura Intercultural Indígena ofertadas em universidades públicas do Brasil, uma vez que a formação acadêmica permite aos indígenas adentrar, institucionalmente, a escola, ambiente ocidental, e ressignificá-la no intuito de espelhar os reais anseios de suas comunidades.
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