FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ESCOLA INDÍGENA 19 DE ABRIL, TERRITÓRIO KRAHÔ, NA ALDEIA MANOEL ALVES PEQUENO
Abstract
O artigo objetiva conhecer a formação inicial de professores que atuam na Escola Indígena 19 de abril, território Krahô, na aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no município de Goiatins - TO, à luz de análise documental. Os professores que atuam na escola possuem formação em Licenciatura Intercultural, 43%; Licenciatura em Pedagogia,15%; Licenciatura em Letras, 14%; Normal Superior, 14%; e Magistério indígena, 7%. A presença, em sua maioria, de professores Krahô, na prática docente do ambiente escolar, ascende uma luz de esperança de que se é possível estruturar uma escola a partir de seus membros. É, também, preciso destacar a importância da Licenciatura Intercultural Indígena ofertadas em universidades públicas do Brasil, uma vez que a formação acadêmica permite aos indígenas adentrar, institucionalmente, a escola, ambiente ocidental, e ressignificá-la no intuito de espelhar os reais anseios de suas comunidades.
References
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Campus: Rio de Janeiro, 1992.
BRAND, A. J. Formação de professores – um estudo de caso. Universidade Católica Dom Bosco. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/25/antoniojacobrandt21.rtf. Acesso em: 18 mai. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação – MEC -2018 - Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
BRASIL, Ministério da Educação – MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas. PARECER CNE/CP Nº 6/2014.
BRASIL, Plano Nacional da Educação- PNE (2001-2010), Lei n° 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 30 mai. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Plano Nacional de Educação – PNE (2014 – 2024), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Senado Federal. Lei nº 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 mai. 2020.
CAPES. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. Relatório de Gestão Observatório da Educação – OBEDUC. Brasília – DF, 2013. Disponível em: http://200.130.57.222/images/stories/download/bolsas/1892014-relatorios-OBEDUC-E-OBEDUC-INDIGENA.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019
GRUPIONI, L. D. B. & VIDAL, L. B. A Tolerância e os Povos Indígenas: A Busca do Diálogo na Diferença. In: GRUPIONI, L. D. B.; VIDAL, L. B.; FISCHMANN, R. (Orgs). Povos Indígenas e Tolerância: Construindo Práticas de Respeito e Solidariedade. São Paulo: Edusp, 2001.
MAHER, Terezinha Maher. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. In: GRUPIONI. Luís Donisete Benzi. (Org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília, 2006. (Coleção Educação para todos).
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. 2010. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 26 n.01 p.15-40 abr. 2010.
OLIVEIRA, Vanderlei Mendes de. Turismo, território e modernidade: um estudo da população indígena Krahô, Estado do Tocantins (Amazônia Legal Brasileira), Tese de Doutotado. São Paulo, USP/2007 187p.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO-OIT. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10088.htm#art6. Acesso em: 28 mai. 2020.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 10. ed. Ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. – (Coleção educação contemporânea).
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Tradução de Lucy Magalhães. 3 ed. – Petrópolis, RJ; Vozes, 2009. Título original: La profession d`enseignant aujourd`hui.
TOCANTINS, Documento Curricular do Estado do Tocantins – (DCT) aprovado pela Resolução n° 024 de 14 de março de 2019, da Educação Infantil e do Ensino. Disponível em: file:///C:/Users/00536842140/Downloads/doe-5347-29042019.pdf. Acesso em: 9 set. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).