PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PELO PNAIC: DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

  • Seila Alves Pugas SEDUCTO/UFT
  • Idemar Vizzoli UFT

Résumé

Este artigo expõe uma pesquisa bibliográfica realizada como parte de um estudo mais amplo para a produção de uma dissertação de mestrado. O objetivo da dissertação foi verificar como a formação continuada oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) influenciou a prática docente de professoras alfabetizadoras de uma escola municipal de Palmas, Tocantins. No entanto, antes de proceder a essa averiguação, fez-se necessário realizar pesquisa bibliográfica sobre produções acadêmicas recentes relacionadas ao PNAIC e à ideia de alfabetização matemática. Após busca no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, encontraram-se 34 produções acadêmicas do período de 2013 a 2017 com a temática em questão. A leitura dessas obras revelou concepções e perspectivas distintas sobre a alfabetização matemática. Uma dessas perspectivas enfatiza a codificação e decodificação dos símbolos, enquanto outra é mais voltada para o significado desses em diferentes contextos.

Bibliographies de l'auteur

Seila Alves Pugas, SEDUCTO/UFT

Mestre em Educação pela UFT - Universidade Federal do Tocantins (2018). Professora efetiva da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins e integrante da equipe de Orientadores Educacionais e formadores de professores do estado do Tocantins.

Idemar Vizzoli, UFT

Doutor em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT, Palmas, TO, Brasil.

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Publiée
2021-05-04