PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PELO PNAIC: DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Resumen
Este artigo expõe uma pesquisa bibliográfica realizada como parte de um estudo mais amplo para a produção de uma dissertação de mestrado. O objetivo da dissertação foi verificar como a formação continuada oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) influenciou a prática docente de professoras alfabetizadoras de uma escola municipal de Palmas, Tocantins. No entanto, antes de proceder a essa averiguação, fez-se necessário realizar pesquisa bibliográfica sobre produções acadêmicas recentes relacionadas ao PNAIC e à ideia de alfabetização matemática. Após busca no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, encontraram-se 34 produções acadêmicas do período de 2013 a 2017 com a temática em questão. A leitura dessas obras revelou concepções e perspectivas distintas sobre a alfabetização matemática. Uma dessas perspectivas enfatiza a codificação e decodificação dos símbolos, enquanto outra é mais voltada para o significado desses em diferentes contextos.
Citas
BAKER, D.; STREET, B.; TOMLIN, A. Mathematics as social: understanding relationships between home and school numeracy practices. For the Learning of Mathematics, University of Bristol, Bristol, v. 23, n. 3, p. 11-15, nov. 2003
BARWELL, R. What is numeracy? For the Learning of Mathematics, University of Bristol, Bristol, v. 24, n. 1, p. 20-22, mar. 2004.
BIGODE, A. J. Matemática e a relação com outros campos do saber no ciclo de alfabetização. Salto Para o Futuro, Ano XXIV - Boletim 10 - Setembro 2014 .TV Escola, p. 4-6.
BRASIL. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Diário Oficial da União, n. 129, quinta feira, 5 de julho de 2012.
______. Documento Orientador PNAIC em Ação 2017, Secretaria de Educação Básica, Brasília, DF, 2017.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus, 1996.
DANYLUK, O. S. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.
______. Alfabetização Matemática: o cotidiano da vida escolar. Caxias do Sul: EDUCS, 1991.
FONSECA, M. C. F. R. (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, Ação Educativa, Instituto Paulo Montenegro, 2004.
______. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
______. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. (Orgs.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 56-73.
FRANCISCHETTI, E. A. A geometria no ciclo de alfabetização: outros olhares a partir do PNAIC 2014. 2016. 264 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
KORN, E.; KOERNER, R. M. A produção científica sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a contribuição dessa formação aos professores alfabetizadores sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Reunião Regional Cientifica da ANPED, 24-27 de julho de 2016. Curitiba, Paraná: UFPR, 2016.
LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
______. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
MAIA, M. G. B. Alfabetização matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de publicações brasileiras. 2013. 267 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
MENDES, J. R. Práticas de numeramento e letramento Kaiabi no contexto de formação de professores índios do Parque Indígena do Xingu. 2001. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, 2001.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004. Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufem.br/ce/revista>. Acesso em: 20.abr.2020.
NEILL, A. The essentials of numeracy. 23rd NZARE Annual conference, Christchurch 6-9 December, 2001. Disponível em: <http://www.nzcer.org.nz/ pdfs/10604.pdf>. Acesso em: 12.abr.2020.
SKOVSMOSE, O. Travelling Through Education: uncertainty, mathematics and responsability. Rotterdam: Sense Publishers, 2005.
______. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.
SOUZA, K. N. Alfabetização matemática: considerações sobre a teoria e a prática. Revista de Iniciação Científica da FFC. Marília, v. 10, n. 1, 2012.
TARDIF, M. Saberes, professores e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).