PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PELO PNAIC: DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Abstract
Este artigo expõe uma pesquisa bibliográfica realizada como parte de um estudo mais amplo para a produção de uma dissertação de mestrado. O objetivo da dissertação foi verificar como a formação continuada oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) influenciou a prática docente de professoras alfabetizadoras de uma escola municipal de Palmas, Tocantins. No entanto, antes de proceder a essa averiguação, fez-se necessário realizar pesquisa bibliográfica sobre produções acadêmicas recentes relacionadas ao PNAIC e à ideia de alfabetização matemática. Após busca no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, encontraram-se 34 produções acadêmicas do período de 2013 a 2017 com a temática em questão. A leitura dessas obras revelou concepções e perspectivas distintas sobre a alfabetização matemática. Uma dessas perspectivas enfatiza a codificação e decodificação dos símbolos, enquanto outra é mais voltada para o significado desses em diferentes contextos.
References
BAKER, D.; STREET, B.; TOMLIN, A. Mathematics as social: understanding relationships between home and school numeracy practices. For the Learning of Mathematics, University of Bristol, Bristol, v. 23, n. 3, p. 11-15, nov. 2003
BARWELL, R. What is numeracy? For the Learning of Mathematics, University of Bristol, Bristol, v. 24, n. 1, p. 20-22, mar. 2004.
BIGODE, A. J. Matemática e a relação com outros campos do saber no ciclo de alfabetização. Salto Para o Futuro, Ano XXIV - Boletim 10 - Setembro 2014 .TV Escola, p. 4-6.
BRASIL. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Diário Oficial da União, n. 129, quinta feira, 5 de julho de 2012.
______. Documento Orientador PNAIC em Ação 2017, Secretaria de Educação Básica, Brasília, DF, 2017.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus, 1996.
DANYLUK, O. S. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.
______. Alfabetização Matemática: o cotidiano da vida escolar. Caxias do Sul: EDUCS, 1991.
FONSECA, M. C. F. R. (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, Ação Educativa, Instituto Paulo Montenegro, 2004.
______. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
______. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. (Orgs.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 56-73.
FRANCISCHETTI, E. A. A geometria no ciclo de alfabetização: outros olhares a partir do PNAIC 2014. 2016. 264 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
KORN, E.; KOERNER, R. M. A produção científica sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a contribuição dessa formação aos professores alfabetizadores sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Reunião Regional Cientifica da ANPED, 24-27 de julho de 2016. Curitiba, Paraná: UFPR, 2016.
LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
______. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
MAIA, M. G. B. Alfabetização matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de publicações brasileiras. 2013. 267 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
MENDES, J. R. Práticas de numeramento e letramento Kaiabi no contexto de formação de professores índios do Parque Indígena do Xingu. 2001. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, 2001.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004. Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufem.br/ce/revista>. Acesso em: 20.abr.2020.
NEILL, A. The essentials of numeracy. 23rd NZARE Annual conference, Christchurch 6-9 December, 2001. Disponível em: <http://www.nzcer.org.nz/ pdfs/10604.pdf>. Acesso em: 12.abr.2020.
SKOVSMOSE, O. Travelling Through Education: uncertainty, mathematics and responsability. Rotterdam: Sense Publishers, 2005.
______. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.
SOUZA, K. N. Alfabetização matemática: considerações sobre a teoria e a prática. Revista de Iniciação Científica da FFC. Marília, v. 10, n. 1, 2012.
TARDIF, M. Saberes, professores e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).