INTERROGAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA
Résumé
Este artigo retoma a proposta da pedagogia da alternância pelo viés dos questionamentos e da busca de respostas sobre a relação teoria-prática, um ponto de tensão que envolve o mundo escolar, a educação, a formação e o campo das práticas sociais, de interesse das ciências da educação e, particularmente, da educação profissional. São, assim, resgatadas, questões sociais, políticas, científicas e educacionais que decorrem, perpassam e prosseguem nessa relação considerando suas especificidades para as ciências da educação, a educação profissional e, particularmente, para a pedagogia da alternância. São implicações importantes para a pesquisa, o papel do pesquisador e para os sujeitos da atividade educativa. Discute, ao final, a necessidade de se ir além do debate que se faz cientificamente para enfrentá-lo na prática pedagógica, tarefa a que se submete a pedagogia da alternância.
Références
BRASIL. MEC – Ministério da Educação. SECAD - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. SETEC – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Base Projovem Campo – Saberes da Terra. Brasília, DF, 2008. 85 p. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/me4572.pdf. Acesso em 20 mar. 2020.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. (Trad. Stephania Matousek). Petrópolis: Vozes, 2013.
ENGELS, F. O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem [1876]. Conforme edição soviética de 1952 e tradução de José Braz do alemão para https://www.marxists.org/portugues/index.htm, 2004.
GALPERIN, P. Y. A formação das imagens sensoriais e dos conceitos. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013a, p. 416-433.
______ . Tipos de orientação e tipos de formação das ações e dos conceitos. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013b, p. 434-439.
______ . A formação dos conceitos e das ações mentais. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013c, p. 440-450.
______ . Acerca da linguagem interna. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013d, p. 451-461.
______ . A direção do processo de aprendizagem. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013e, p. 478-484.
GIMONET, J. C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry de Burghgrave. Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR - Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, 2007.
LEONTIEV, A. N. Actividad Conciencia Personalidad. [1975]. Tradução: Librada Levyva Soler; Rosario Bilbao Crespo; Jorge C. Potrony García com revisão técnica de Franklin Martínez Mendoza. Havana: Editora Pueblo y Educación, 1983, segunda reimpressão da edição de 1981.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. [1844]. Transcrito, em 2007, por https://www.marxists.org/portugues/admin/correio.htm da fonte Antivalor, edição de 1932. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1844/manuscritos/cap04.htm. Acesso: 11 ago. 2019.
______ ; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Capítulo 1. Tradução de Álvaro Pina a partir da edição Karl Marx / Friedrich Engels, Ausgewählte Werke in sechs Bänden, Dietz Verlag, Berlim, 1977. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/escolhidas/index.htm. Acesso: 11 ago. 2019.
MOLINA, M. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015.
MOTTET, G. Autour des mots. Recherche et Formation, n. 12, p.139-153, abr. 1992. Disponível em: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/recherche-et-formation/RR011-10.pdf. Acesso: 11 ago. 2019.
NOSELLA, P. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória, Espírito Santo: Edufes, 2012.
PUNTEL, J; PAIVA, C.; RAMOS, M. Situação e perspectivas dos jovens rurais no campo. I CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS, II CONFERÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO. Associações de Pós-Graduação e IPEA, Brasília, 23 a 25 de novembro de 2011. 20 p. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area3/area3-artigo20.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
SANTOS, R. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, v. 18, n. 51, out.-dez 2017, p. 210-224.
VINHA, J; VIEIRA, N.; ARAÚJO, D. Residência Agrária: uma proposta pedagógica e metodológica. Rev. NERA, Presidente Prudente, v. 21, n. 45, p. 12-31.
VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______ . Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 2 ed. São Paulo: Centauro, p. 1-17, 2003.
______ . Pensamento e linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).