INTERROGAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA

Palavras-chave: Atividade Teórica. Atividade Prática. Debate Pedagógico. Ensino em Alternância. Educação Profissional.

Resumo

Este artigo retoma a proposta da pedagogia da alternância pelo viés dos questionamentos e da busca de respostas sobre a relação teoria-prática, um ponto de tensão que envolve o mundo escolar, a educação, a formação e o campo das práticas sociais, de interesse das ciências da educação e, particularmente, da educação profissional. São, assim, resgatadas, questões sociais, políticas, científicas e educacionais que decorrem, perpassam e prosseguem nessa relação considerando suas especificidades para as ciências da educação, a educação profissional e, particularmente, para a pedagogia da alternância. São implicações importantes para a pesquisa, o papel do pesquisador e para os sujeitos da atividade educativa. Discute, ao final, a necessidade de se ir além do debate que se faz cientificamente para enfrentá-lo na prática pedagógica, tarefa a que se submete a pedagogia da alternância.

Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, UFMG

Doutorado em Educação e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho. Professora titular aposentada com a Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado
2020-08-03