INTERROGAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA
Abstract
Este artigo retoma a proposta da pedagogia da alternância pelo viés dos questionamentos e da busca de respostas sobre a relação teoria-prática, um ponto de tensão que envolve o mundo escolar, a educação, a formação e o campo das práticas sociais, de interesse das ciências da educação e, particularmente, da educação profissional. São, assim, resgatadas, questões sociais, políticas, científicas e educacionais que decorrem, perpassam e prosseguem nessa relação considerando suas especificidades para as ciências da educação, a educação profissional e, particularmente, para a pedagogia da alternância. São implicações importantes para a pesquisa, o papel do pesquisador e para os sujeitos da atividade educativa. Discute, ao final, a necessidade de se ir além do debate que se faz cientificamente para enfrentá-lo na prática pedagógica, tarefa a que se submete a pedagogia da alternância.
References
BRASIL. MEC – Ministério da Educação. SECAD - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. SETEC – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Base Projovem Campo – Saberes da Terra. Brasília, DF, 2008. 85 p. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/me4572.pdf. Acesso em 20 mar. 2020.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. (Trad. Stephania Matousek). Petrópolis: Vozes, 2013.
ENGELS, F. O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem [1876]. Conforme edição soviética de 1952 e tradução de José Braz do alemão para https://www.marxists.org/portugues/index.htm, 2004.
GALPERIN, P. Y. A formação das imagens sensoriais e dos conceitos. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013a, p. 416-433.
______ . Tipos de orientação e tipos de formação das ações e dos conceitos. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013b, p. 434-439.
______ . A formação dos conceitos e das ações mentais. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013c, p. 440-450.
______ . Acerca da linguagem interna. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013d, p. 451-461.
______ . A direção do processo de aprendizagem. Revista AMAzônica, ano 6, v. XI, n. 2, jul./dez. 2013e, p. 478-484.
GIMONET, J. C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry de Burghgrave. Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR - Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, 2007.
LEONTIEV, A. N. Actividad Conciencia Personalidad. [1975]. Tradução: Librada Levyva Soler; Rosario Bilbao Crespo; Jorge C. Potrony García com revisão técnica de Franklin Martínez Mendoza. Havana: Editora Pueblo y Educación, 1983, segunda reimpressão da edição de 1981.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. [1844]. Transcrito, em 2007, por https://www.marxists.org/portugues/admin/correio.htm da fonte Antivalor, edição de 1932. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1844/manuscritos/cap04.htm. Acesso: 11 ago. 2019.
______ ; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Capítulo 1. Tradução de Álvaro Pina a partir da edição Karl Marx / Friedrich Engels, Ausgewählte Werke in sechs Bänden, Dietz Verlag, Berlim, 1977. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/escolhidas/index.htm. Acesso: 11 ago. 2019.
MOLINA, M. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015.
MOTTET, G. Autour des mots. Recherche et Formation, n. 12, p.139-153, abr. 1992. Disponível em: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/recherche-et-formation/RR011-10.pdf. Acesso: 11 ago. 2019.
NOSELLA, P. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória, Espírito Santo: Edufes, 2012.
PUNTEL, J; PAIVA, C.; RAMOS, M. Situação e perspectivas dos jovens rurais no campo. I CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS, II CONFERÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO. Associações de Pós-Graduação e IPEA, Brasília, 23 a 25 de novembro de 2011. 20 p. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area3/area3-artigo20.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
SANTOS, R. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, v. 18, n. 51, out.-dez 2017, p. 210-224.
VINHA, J; VIEIRA, N.; ARAÚJO, D. Residência Agrária: uma proposta pedagógica e metodológica. Rev. NERA, Presidente Prudente, v. 21, n. 45, p. 12-31.
VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______ . Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 2 ed. São Paulo: Centauro, p. 1-17, 2003.
______ . Pensamento e linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).