PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXTRATIVISTAS: UMA EXPERIÊNCIA NA TERRA DO MEIO, EM ALTAMIRA/PA

Palavras-chave: Formação de Professores Extrativistas. Alternância Pedagógica. Terra do Meio/PA.

Resumo

O trabalho reflete sobre a alternância pedagógica em uma experiência de Formação de Professores Extrativistas da Terra do Meio/PA, que visou formar educadores para atuar nas escolas de reservas extrativistas desse território. As especificidades geográficas e socioculturais locais constituem elementos de debate acerca das práticas e ressignificações da alternância em formações voltadas para povos e comunidades tradicionais. Essas diferenciações em relação ao modelo clássico da pedagogia da alternância trazem novos sentidos à formação de professores para a diversidade e projetam outros olhares acerca da escolarização e dos seus efeitos na vida destes coletivos, particularmente no que tange à inclusão, acesso à cidadania e ao papel da educação escolar nestes contextos específicos.

Biografia do Autor

Francilene de Aguiar Parente, UFPA/UFPA

Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará. Professora de Antropologia da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário de Altamira.

Raquel da Silva Lopes, UFPA

Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Federal do Pará, em co-tutela com a Universidade Paris 13. Professora de Sociolinguística da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Campus Universitário de Altamira.

Irlanda do Socorro Miléo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica – São Paulo. Professora de Didática, Teoria do Currículo e Avaliação Educacional da Faculdade de Educação e colaboradora da Faculdade de Etnodiversidade, da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Campus Universitário de Altamira.

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Publicado
2020-08-03