PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXTRATIVISTAS: UMA EXPERIÊNCIA NA TERRA DO MEIO, EM ALTAMIRA/PA
Resumen
O trabalho reflete sobre a alternância pedagógica em uma experiência de Formação de Professores Extrativistas da Terra do Meio/PA, que visou formar educadores para atuar nas escolas de reservas extrativistas desse território. As especificidades geográficas e socioculturais locais constituem elementos de debate acerca das práticas e ressignificações da alternância em formações voltadas para povos e comunidades tradicionais. Essas diferenciações em relação ao modelo clássico da pedagogia da alternância trazem novos sentidos à formação de professores para a diversidade e projetam outros olhares acerca da escolarização e dos seus efeitos na vida destes coletivos, particularmente no que tange à inclusão, acesso à cidadania e ao papel da educação escolar nestes contextos específicos.
Citas
ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
______. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA, itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.
BATALLA, G. B. El etnodesarrollo: sus premisas jurídicas, políticas y de organización. In: ARAVENA, F. R. (ed.). América Latina: etnodesarrollo y etnocidio. San José de Costa Rica: FLACSO, 1982.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 06 jul. 2009.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan-abr. 2008.
COPPETE, M. da C. Educação intercultural e sensibilidade: possibilidades para a docência. 2012. 593 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GIMONET, J-C. L’Alternance en Formation. ‘Méthode Pédagogique ou nouveau système éducatif?’ L’experiénce des Maisons Familiales Rurales. In: DEMOL, J-N.; PILON, J-M. Alternance, Developpement Personnel et Local. Paris: L’Harmattan. Tradução de Thierry De Burghgrave. 1998, p. 51-66.
GIMONET, J C. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LOPES, R. et al. Relatório do projeto de pesquisa entre preservação e transformação: a influência da variável educação escolar nos modos de vida das comunidades tradicionais das reservas extrativistas da Terra do Meio, no Pará, apresentado à UFPA/PROPESP. Universidade Federal do Pará, 2013. 17 p. (Mimeo)
NOSELLA, P. As origens da pedagogia da alternância. Brasília: UNEFAB, 2007.
OLIVEIRA, A. da C.; PARENTE, F. de A.; DOMINGUES, W. C. L. Pedagogia da alternância e(m) etnodesenvolvimento: realidade e desafios. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 1545-1565, out./dez. 2017.
QUEIROZ, J. B. de. Construção das escolas famílias agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. 2004. 210 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2004.
RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação – liberdade, autonomia e emancipação: princípios/fins da formação humana. 1ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SILVA, L. H. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV. 2003.
SIMON, R. I. A Pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, T. T. da. Alienígenas na Sal de Aula. 4ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
STAVENHAGEN, R. Etnodesenvolvimento: uma dimensão ignorada no pensamento desenvolvimentista. Anuário Antropológico/1984/1985, p. 11-44. Rio de Janeiro: Tempo Brasiliense, 1984.
UFPA/CAMPUS DE ALTAMIRA. Projeto de formação de professores extrativistas da Terra do Meio – Magistério. Altamira/PA, 2014. (mimeo)
VELÁSQUEZ, C.; VILLAS BOAS, A.; SCHWARTZMAN, S. Desafio para a gestão ambiental integrada em território de fronteira agrícola no oeste do Pará. RAP. Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, p.1061-75, Nov./Dez. 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).