PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXTRATIVISTAS: UMA EXPERIÊNCIA NA TERRA DO MEIO, EM ALTAMIRA/PA
Abstract
O trabalho reflete sobre a alternância pedagógica em uma experiência de Formação de Professores Extrativistas da Terra do Meio/PA, que visou formar educadores para atuar nas escolas de reservas extrativistas desse território. As especificidades geográficas e socioculturais locais constituem elementos de debate acerca das práticas e ressignificações da alternância em formações voltadas para povos e comunidades tradicionais. Essas diferenciações em relação ao modelo clássico da pedagogia da alternância trazem novos sentidos à formação de professores para a diversidade e projetam outros olhares acerca da escolarização e dos seus efeitos na vida destes coletivos, particularmente no que tange à inclusão, acesso à cidadania e ao papel da educação escolar nestes contextos específicos.
References
ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
______. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA, itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.
BATALLA, G. B. El etnodesarrollo: sus premisas jurídicas, políticas y de organización. In: ARAVENA, F. R. (ed.). América Latina: etnodesarrollo y etnocidio. San José de Costa Rica: FLACSO, 1982.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 06 jul. 2009.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan-abr. 2008.
COPPETE, M. da C. Educação intercultural e sensibilidade: possibilidades para a docência. 2012. 593 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GIMONET, J-C. L’Alternance en Formation. ‘Méthode Pédagogique ou nouveau système éducatif?’ L’experiénce des Maisons Familiales Rurales. In: DEMOL, J-N.; PILON, J-M. Alternance, Developpement Personnel et Local. Paris: L’Harmattan. Tradução de Thierry De Burghgrave. 1998, p. 51-66.
GIMONET, J C. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LOPES, R. et al. Relatório do projeto de pesquisa entre preservação e transformação: a influência da variável educação escolar nos modos de vida das comunidades tradicionais das reservas extrativistas da Terra do Meio, no Pará, apresentado à UFPA/PROPESP. Universidade Federal do Pará, 2013. 17 p. (Mimeo)
NOSELLA, P. As origens da pedagogia da alternância. Brasília: UNEFAB, 2007.
OLIVEIRA, A. da C.; PARENTE, F. de A.; DOMINGUES, W. C. L. Pedagogia da alternância e(m) etnodesenvolvimento: realidade e desafios. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 1545-1565, out./dez. 2017.
QUEIROZ, J. B. de. Construção das escolas famílias agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. 2004. 210 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2004.
RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação – liberdade, autonomia e emancipação: princípios/fins da formação humana. 1ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SILVA, L. H. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV. 2003.
SIMON, R. I. A Pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, T. T. da. Alienígenas na Sal de Aula. 4ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
STAVENHAGEN, R. Etnodesenvolvimento: uma dimensão ignorada no pensamento desenvolvimentista. Anuário Antropológico/1984/1985, p. 11-44. Rio de Janeiro: Tempo Brasiliense, 1984.
UFPA/CAMPUS DE ALTAMIRA. Projeto de formação de professores extrativistas da Terra do Meio – Magistério. Altamira/PA, 2014. (mimeo)
VELÁSQUEZ, C.; VILLAS BOAS, A.; SCHWARTZMAN, S. Desafio para a gestão ambiental integrada em território de fronteira agrícola no oeste do Pará. RAP. Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, p.1061-75, Nov./Dez. 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).