MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DA AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: (DES)DOBRAMENTOS EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Résumé

A investigação teve por objetivo analisar a Matriz de Referência de Língua Portuguesa, do documento básico orientador da ANA, apresentando seus desdobramentos em estratégias didáticas de ensino da leitura e da escrita. Na metodologia, desenvolveu-se um estudo documental: Documento Básico de Orientação da ANA (INEP, 2013); Relatórios do Desempenho do Estado de Alagoas na ANA, dos anos de 2015-2016; e, PNAIC (BRASIL, 2012). Como aporte teórico, dialogamos com Bakhtin (2003); Koch (2011); Marcuschi (2002); Soares (2016), entre outros. Os resultados apontam que, nas habilidades de leitura, prescritas na referida Matriz: ler pode ser entendido como a competência de decifrar palavras, soltas ou expressões de um texto; espera-se que este leitor seja capaz de identificar o assunto abordado no texto. Com relação à escrita, as habilidades avaliadas direcionam à necessidade de proposição práticas curriculares que garantam a aprendizagem da grafia de palavras e a produção de textos.

Bibliographies de l'auteur

Jânio Nunes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação (UFAL), Mestre em Educação (UFS), professor da Educação Básica nas redes municipal e estadual de Alagoas e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).

Viviane Caline de Souza Pinheiro, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação com ênfase em Educação e Linguagem (PPGE/UFAL), graduada em Pedagogia (CEDU/UFAL) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2018-2019). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arco Verde (1998), Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Em 2014, concluiu seu doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura e produção; e Saberes e Metodologia da Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT).

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Publiée
2020-02-04