MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DA AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: (DES)DOBRAMENTOS EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Abstract
A investigação teve por objetivo analisar a Matriz de Referência de Língua Portuguesa, do documento básico orientador da ANA, apresentando seus desdobramentos em estratégias didáticas de ensino da leitura e da escrita. Na metodologia, desenvolveu-se um estudo documental: Documento Básico de Orientação da ANA (INEP, 2013); Relatórios do Desempenho do Estado de Alagoas na ANA, dos anos de 2015-2016; e, PNAIC (BRASIL, 2012). Como aporte teórico, dialogamos com Bakhtin (2003); Koch (2011); Marcuschi (2002); Soares (2016), entre outros. Os resultados apontam que, nas habilidades de leitura, prescritas na referida Matriz: ler pode ser entendido como a competência de decifrar palavras, soltas ou expressões de um texto; espera-se que este leitor seja capaz de identificar o assunto abordado no texto. Com relação à escrita, as habilidades avaliadas direcionam à necessidade de proposição práticas curriculares que garantam a aprendizagem da grafia de palavras e a produção de textos.
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