REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO FORMATO REMOTO – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFSUL/CAMPUS PELOTAS
Resumen
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) configura-se como momento essencial na formação inicial de professores/as. Nos anos de 2020 e 2021, esse precisou ser reinventado devido à pandemia de Covid-19. Buscando qualificar esse novo momento, o objetivo deste artigo foi apresentar reflexões feitas por estagiário/as do curso de Licenciatura em Educação Física que realizaram o ECS, em formato remoto, no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas, em 2021. Contribuíram com o relato dessa experiência um estagiário e três estagiárias, que responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Analisando as experiências compartilhadas pode-se afirmar que o ECS é muito importante para o desenvolvimento inicial de futuros/as docentes de Educação Física. Além disso, ficou evidente que uma parceria constante entre escola e Universidade pode promover o suporte necessário durante o processo de formação inicial dos/as professores/as estagiários/as, assim como contribui para uma qualificação do trabalho docente do/a professor/a titular da turma.
Citas
ANDRADE, Danielle Müller de; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; MONTIEL, Fabiana Celente; ZITZKE, Viviane Aquino. Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19: possíveis legados à Educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e150120, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1501. Acesso em: 23 dez. 2020.
BENITES, Larissa Cerignoni; CYRINO, Marina; DE SOUZA NETO, Samuel de. Estágio curricular supervisionado: a formação do professor-colaborador. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 116–140, 2013. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/32. Acesso em: 19 nov. 2021.
BENITES, Larissa Cerignoni; SARTI, Flávia Medeiros; SOUZA NETO, Samuel de. De mestres de ensino a formadores de campo no Estágio Supervisionado. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 155, p. 100–117, 2015. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/2928. Acesso em: 19 nov. 2021.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
IFSUL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Câmpus Pelotas retoma calendário oficial a partir de março. 12/01/2021. Disponível em: http://www.pelotas.ifsul.edu.br/noticias/campus-pelotas-retoma-calendario-oficial-a-partir-de-marco. Acesso em: 04 out. 2021.
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
MONTIEL, Fabiana Celente; PEREIRA, Flávio Medeiros. Problemas evidenciados na operacionalização das 400 horas de estágio curricular supervisionado. Journal of Physical Education, Maringá, v. 22, n. 3, p. 421-432, ago. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10391. Acesso em: 18 nov. 2021.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. In: ALVES, Nilda (org). Formação de professores: Pensar e Fazer. 3. ed. São Paulo, Editora Cortez, 1995. p. 37-52.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3 ed. São Paulo, Cortez, 2008
RAUEN, Fábio José. Roteiros de pesquisa. Rio do Sul - SC: Nova Era, 2006.
SANTOS, Valdelina Bezerra dos; MUNIZ, Simara de Sousa. A importância do Estágio supervisionado na formação inicial docente: relato de experiência. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.8, n.45, p. 10-27, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2022. Acesso em: 18 nov. 2021.
SILVA, Denyse Mota da; MUNIZ, Simara de Sousa. O Estágio Supervisionado na formação inicial docente: desafios entre a teoria e a prática. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.6, n.15, p. 150-19, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1551. Acesso em: 18 nov. 2021.
SILVA, Marlon André da; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; MOLINA NETO, Vicente. O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.8, n.45, p. 10-27, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4320. Acesso em: 18 nov. 2021.
SOUZA NETO, Samuel de; SARTI, Flavia Medeiros; BENITES, Larissa Cerignoni. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do Estágio Supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre,v. 22, n. 1, p. 311-324, jan/mar 2016. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/49700. Acesso em: 19 nov. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).