REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO FORMATO REMOTO – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFSUL/CAMPUS PELOTAS
Abstract
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) configura-se como momento essencial na formação inicial de professores/as. Nos anos de 2020 e 2021, esse precisou ser reinventado devido à pandemia de Covid-19. Buscando qualificar esse novo momento, o objetivo deste artigo foi apresentar reflexões feitas por estagiário/as do curso de Licenciatura em Educação Física que realizaram o ECS, em formato remoto, no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas, em 2021. Contribuíram com o relato dessa experiência um estagiário e três estagiárias, que responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Analisando as experiências compartilhadas pode-se afirmar que o ECS é muito importante para o desenvolvimento inicial de futuros/as docentes de Educação Física. Além disso, ficou evidente que uma parceria constante entre escola e Universidade pode promover o suporte necessário durante o processo de formação inicial dos/as professores/as estagiários/as, assim como contribui para uma qualificação do trabalho docente do/a professor/a titular da turma.
References
ANDRADE, Danielle Müller de; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; MONTIEL, Fabiana Celente; ZITZKE, Viviane Aquino. Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19: possíveis legados à Educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e150120, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1501. Acesso em: 23 dez. 2020.
BENITES, Larissa Cerignoni; CYRINO, Marina; DE SOUZA NETO, Samuel de. Estágio curricular supervisionado: a formação do professor-colaborador. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 116–140, 2013. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/32. Acesso em: 19 nov. 2021.
BENITES, Larissa Cerignoni; SARTI, Flávia Medeiros; SOUZA NETO, Samuel de. De mestres de ensino a formadores de campo no Estágio Supervisionado. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 155, p. 100–117, 2015. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/2928. Acesso em: 19 nov. 2021.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
IFSUL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Câmpus Pelotas retoma calendário oficial a partir de março. 12/01/2021. Disponível em: http://www.pelotas.ifsul.edu.br/noticias/campus-pelotas-retoma-calendario-oficial-a-partir-de-marco. Acesso em: 04 out. 2021.
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
MONTIEL, Fabiana Celente; PEREIRA, Flávio Medeiros. Problemas evidenciados na operacionalização das 400 horas de estágio curricular supervisionado. Journal of Physical Education, Maringá, v. 22, n. 3, p. 421-432, ago. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10391. Acesso em: 18 nov. 2021.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. In: ALVES, Nilda (org). Formação de professores: Pensar e Fazer. 3. ed. São Paulo, Editora Cortez, 1995. p. 37-52.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3 ed. São Paulo, Cortez, 2008
RAUEN, Fábio José. Roteiros de pesquisa. Rio do Sul - SC: Nova Era, 2006.
SANTOS, Valdelina Bezerra dos; MUNIZ, Simara de Sousa. A importância do Estágio supervisionado na formação inicial docente: relato de experiência. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.8, n.45, p. 10-27, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2022. Acesso em: 18 nov. 2021.
SILVA, Denyse Mota da; MUNIZ, Simara de Sousa. O Estágio Supervisionado na formação inicial docente: desafios entre a teoria e a prática. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.6, n.15, p. 150-19, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1551. Acesso em: 18 nov. 2021.
SILVA, Marlon André da; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; MOLINA NETO, Vicente. O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em Educação Física. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.8, n.45, p. 10-27, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4320. Acesso em: 18 nov. 2021.
SOUZA NETO, Samuel de; SARTI, Flavia Medeiros; BENITES, Larissa Cerignoni. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do Estágio Supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre,v. 22, n. 1, p. 311-324, jan/mar 2016. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/49700. Acesso em: 19 nov. 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).