O ESTÁGIO DOCENTE E A PRODUÇÃO/ALTERAÇÃO DE SENTIDOS À DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Relação Teoria e Prática.

Resumo

Este estudo procura identificar e compreender como o estágio docente influencia na produção/alteração dos sentidos atribuídos à docência por estudantes de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de observação participante, registrada em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas, desenvolveu uma pesquisa narrativa acerca dos sentidos conferidos à docência em Educação Física, na perspectiva de oito estudantes e de dois professores supervisores. O processo analítico permitiu a interpretação de que o potencial do estágio está relacionado diretamente com as possibilidades da formação inicial no que tange em fazer os estudantes reconhecerem a teoria como aliada significativa, tanto para a objetivação possível e desejável da prática, quanto para refletir criticamente sobre ela.

Biografia do Autor

Marlon André da Silva, Instituto Federal Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS, Brasil.

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da , Ijuí, RS, Brasil. 

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vicente Molina Neto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona. Professor de Pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil. 

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Publicado
2021-08-27