POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E RACIONALIDADE NEOLIBERAL: O CARÁTER ESTRATÉGICO DOS PROGRAMAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO PÓS 1990

  • Claudiana Gomes Guido Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Alexandre Silva dos Santos Filho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumen

O presente artigo busca realizar uma análise da constituição da política educacional brasileira no âmbito do neoliberalismo, de modo a demonstrar o caráter estratégico dos programas nacionais de educação pós anos 1990. Parte-se de um levantamento histórico das influências do neoliberalismo na construção das políticas públicas para a educação no Brasil, tendo como elementos a racionalidade neoliberal e a construção de subjetividades pela educação, destacando a responsabilização, meritocracia e privatização do ensino público para um entendimento do contexto dessas políticas no Brasil no período pós 1990. A relação dos programas educacionais “Educação Para Todos” e “Todos Pela Educação” com os conceitos de ideologia e estratégia possibilita refletir sobre o caráter estratégico das políticas neoliberais para a educação na sua aplicabilidade prática, a partir do Programa Jovem de Futuro, desenvolvido em escolas públicas de ensino médio do Estado do Pará, no âmbito da política pública Pacto pela Educação no Pará.

Biografía del autor/a

Claudiana Gomes Guido, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Pedagoga, mestranda do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedades na Amazônia-PDTSA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Alexandre Silva dos Santos Filho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Doutor, vinculado ao Instituto de Linguística Letras e Artes, orientador no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônica-PDTSA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Citas

APPLE, Michael W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Trad. Tomáz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médica, 1995.

CERTEAU, Michel. A Invenção do cotidiano – Artes de fazer. Tradução Ephivan Ferreira Alves. 22ª Edição, Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. Tradução Silvana Vieira, Luis Carlos Borges. São Paulo: Editora da Universidade Estadual paulista: Editora Boitempo, 1997.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação - nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

______________________. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério a destruição do sistema público de educação. In: Educação e Sociedade, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr.-jun. Campinas, 2012

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva 30 anos depois: regressão social e hegemonia às avessas. IN Revista trabalho necessário, ano 13, número 20, 2015. Disponível em www.uff.br/trabalhonecessario; Ano 13, Nº 20/2015.

_____________________. Educação e a crise do capitalismo real. 4ª edição, São Paulo: Cortez, 2000.

HARVEY, David. O neoliberalismo, história e implicações. Tradução Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo-SP: Edições Loyola, 2008.

IOE-PA. Governo e sociedade lançam Pacto pela Educação do Pará Notícia de 26/03/2013, disponível em http://www.ioepa.com.br/2012/noticias.aspx?id=815 acesso em 12/03/2019.

Instituto Unibanco. Circuito de Gestão: princípios e método - percurso formativo de gestão escolar para resultados de aprendizagem. Edição de 2017. Disponível em https://www.institutounibanco.org.br/metodo/ . Acesso em 31/03/2019,

_______________. Curso de Gestão para Resultados, Módulo: Apoio ao Circuito de Gestão. Disponível em

https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Caderno%20Curso%20GEpR-1.pdf. Acesso em 26/09/2018.

NEVES, L. M. W. O professor como intelectual estratégico na disseminação da nova pedagogia da hegemonia. FIOCRUZ 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO

PARÁ. Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará, elaboração Equipe Synergos, 2015.

____. Guia de Contribuição do setor Privado para o Pacto pela Educação do Pará, elaboração Equipe Synergos, 2015.

SANTOS, T. M. Parcerias Público-Privadas e Gestão Escolar Pública. Revista Cocar. Belém, vol 7, n.14, p. 66-72| ago-dez 2013

SAVIANI, Dermeval. Educação – do senso comum à consciência filosófica. 13ª edição, Campinas-SP: Autores Associados, 2000 (coleção educação contemporânea)

SOUZA , V. A. O plano de metas do compromisso todos pela educação – desdobramentos na gestão educacional e no trabalho docente. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.

Publicado
2019-12-20