POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E RACIONALIDADE NEOLIBERAL: O CARÁTER ESTRATÉGICO DOS PROGRAMAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO PÓS 1990

  • Claudiana Gomes Guido Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Alexandre Silva dos Santos Filho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Palavras-chave: Educação. Política Educacional. Neoliberalismo.

Resumo

O presente artigo busca realizar uma análise da constituição da política educacional brasileira no âmbito do neoliberalismo, de modo a demonstrar o caráter estratégico dos programas nacionais de educação pós anos 1990. Parte-se de um levantamento histórico das influências do neoliberalismo na construção das políticas públicas para a educação no Brasil, tendo como elementos a racionalidade neoliberal e a construção de subjetividades pela educação, destacando a responsabilização, meritocracia e privatização do ensino público para um entendimento do contexto dessas políticas no Brasil no período pós 1990. A relação dos programas educacionais “Educação Para Todos” e “Todos Pela Educação” com os conceitos de ideologia e estratégia possibilita refletir sobre o caráter estratégico das políticas neoliberais para a educação na sua aplicabilidade prática, a partir do Programa Jovem de Futuro, desenvolvido em escolas públicas de ensino médio do Estado do Pará, no âmbito da política pública Pacto pela Educação no Pará.

Biografia do Autor

Claudiana Gomes Guido, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Pedagoga, mestranda do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedades na Amazônia-PDTSA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Alexandre Silva dos Santos Filho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Doutor, vinculado ao Instituto de Linguística Letras e Artes, orientador no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônica-PDTSA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

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Publicado
2019-12-20