CRIATIVIDADE E ESCOLAS CRIATIVAS: DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
Resumo
O presente texto discute a ideia de criatividade e escolas criativas em diálogo com Paulo Freire (1921 – 1997). O objetivo foi estabelecer um diálogo que envolvesse a temática da criatividade e escolas criativas com conceitos e reflexões a partir da perspectiva freiriana. É uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Utilizou-se como aportes teóricos obras de Freire (2001, 2006, 2015, 2017, 2018, 2019), Freire e Shor (1986), Freire e Nogueira (2014); e Torre (2012), nas quais foram identificados indicadores constituintes da criatividade e dos princípios vinculados ao conceito de escolas criativas (TORRE, 2012). Constata-se que o ato de aprender é uma atividade criadora e que a criatividade demanda liberdade, autonomia e oportunidade para que se desenvolva. De maneira que, as escolas devem ser espaços de criatividade que possibilitem nos processos de ensino e de aprendizagem a conscientização crítica por meio do diálogo e de práticas participativas, democráticas e de expressão da liberdade. Ambiente de aprendizagem que reconhece as diversas contradições presentes na sociedade, na educação e na escola.
Referências
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