AS DIMENSÕES ÉTICA E EMOCIONAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR

Palavras-chave: Profissão docente. Formação identitária. Emoção. Ética profissional.

Resumo

Com base no paradigma interpretativo fenomenológico, o presente artigo discorre sobre as dimensões ética e emocional na formação identitária do vir a “ser professor”. A pesquisa é de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica. Para tal, realizou-se um desbravamento epistemológico sobre as dimensões ética e emocional no corpo da formação da identidade docente, de modo a compreender a ética como atitude reflexiva sensível, e as emoções e os sentimentos como “bússolas” na orientação do percurso sensível a ser percorrido pelo professor no curso de sua profissão. O trabalho tem por objetivo identificar o “espaço” dimensional que a ética e o campo emocional ocupam na formação identitária do professor. Como resultados pontuamos que a ética e as emoções são dimensões que interagem em simultâneo nas esferas pessoal e profissional, e que tais dimensões compõem, juntas, uma espécie de “tinteiro identitário”.

Biografia do Autor

Vitória Régia de Oliveira Moura Morais, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/RN, Campus Pau dos Ferros. Graduada em Psicologia pela UNIFIP (Patos – PB).

Sheyla Maria Fontenele Macedo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professora na graduação e no Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/RN. 

Referências

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AUTOR X (2018a)

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Publicado
2021-08-10