FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ESCOLA INDÍGENA 19 DE ABRIL, TERRITÓRIO KRAHÔ, NA ALDEIA MANOEL ALVES PEQUENO
Resumo
O artigo objetiva conhecer a formação inicial de professores que atuam na Escola Indígena 19 de abril, território Krahô, na aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no município de Goiatins - TO, à luz de análise documental. Os professores que atuam na escola possuem formação em Licenciatura Intercultural, 43%; Licenciatura em Pedagogia,15%; Licenciatura em Letras, 14%; Normal Superior, 14%; e Magistério indígena, 7%. A presença, em sua maioria, de professores Krahô, na prática docente do ambiente escolar, ascende uma luz de esperança de que se é possível estruturar uma escola a partir de seus membros. É, também, preciso destacar a importância da Licenciatura Intercultural Indígena ofertadas em universidades públicas do Brasil, uma vez que a formação acadêmica permite aos indígenas adentrar, institucionalmente, a escola, ambiente ocidental, e ressignificá-la no intuito de espelhar os reais anseios de suas comunidades.
Referências
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Campus: Rio de Janeiro, 1992.
BRAND, A. J. Formação de professores – um estudo de caso. Universidade Católica Dom Bosco. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/25/antoniojacobrandt21.rtf. Acesso em: 18 mai. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação – MEC -2018 - Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
BRASIL, Ministério da Educação – MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas. PARECER CNE/CP Nº 6/2014.
BRASIL, Plano Nacional da Educação- PNE (2001-2010), Lei n° 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 30 mai. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Plano Nacional de Educação – PNE (2014 – 2024), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Senado Federal. Lei nº 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 mai. 2020.
CAPES. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. Relatório de Gestão Observatório da Educação – OBEDUC. Brasília – DF, 2013. Disponível em: http://200.130.57.222/images/stories/download/bolsas/1892014-relatorios-OBEDUC-E-OBEDUC-INDIGENA.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019
GRUPIONI, L. D. B. & VIDAL, L. B. A Tolerância e os Povos Indígenas: A Busca do Diálogo na Diferença. In: GRUPIONI, L. D. B.; VIDAL, L. B.; FISCHMANN, R. (Orgs). Povos Indígenas e Tolerância: Construindo Práticas de Respeito e Solidariedade. São Paulo: Edusp, 2001.
MAHER, Terezinha Maher. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. In: GRUPIONI. Luís Donisete Benzi. (Org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília, 2006. (Coleção Educação para todos).
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. 2010. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 26 n.01 p.15-40 abr. 2010.
OLIVEIRA, Vanderlei Mendes de. Turismo, território e modernidade: um estudo da população indígena Krahô, Estado do Tocantins (Amazônia Legal Brasileira), Tese de Doutotado. São Paulo, USP/2007 187p.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO-OIT. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10088.htm#art6. Acesso em: 28 mai. 2020.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 10. ed. Ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. – (Coleção educação contemporânea).
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Tradução de Lucy Magalhães. 3 ed. – Petrópolis, RJ; Vozes, 2009. Título original: La profession d`enseignant aujourd`hui.
TOCANTINS, Documento Curricular do Estado do Tocantins – (DCT) aprovado pela Resolução n° 024 de 14 de março de 2019, da Educação Infantil e do Ensino. Disponível em: file:///C:/Users/00536842140/Downloads/doe-5347-29042019.pdf. Acesso em: 9 set. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).