FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ESCOLA INDÍGENA 19 DE ABRIL, TERRITÓRIO KRAHÔ, NA ALDEIA MANOEL ALVES PEQUENO

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores Indígenas. Escola Indígena 19 de Abril. Aldeia Manoel Alves Pequeno. Educação Escolar Indígena. Krahô.

Resumo

O artigo objetiva conhecer a formação inicial de professores que atuam na Escola Indígena 19 de abril, território Krahô, na aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no município de Goiatins - TO, à luz de análise documental. Os professores que atuam na escola possuem formação em Licenciatura Intercultural, 43%; Licenciatura em Pedagogia,15%; Licenciatura em Letras, 14%; Normal Superior, 14%; e Magistério indígena, 7%. A presença, em sua maioria, de professores Krahô, na prática docente do ambiente escolar, ascende uma luz de esperança de que se é possível estruturar uma escola a partir de seus membros. É, também, preciso destacar a importância da Licenciatura Intercultural Indígena ofertadas em universidades públicas do Brasil, uma vez que a formação acadêmica permite aos indígenas adentrar, institucionalmente, a escola, ambiente ocidental, e ressignificá-la no intuito de espelhar os reais anseios de suas comunidades.

Biografia do Autor

Severino Roberto de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da Educação Básica na Rede Estadual do Tocantins.

Ana Cléia Gomes da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PGE/UFT).

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente permanente do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PPGEA), Universidade Federal do Tocantins (PPGE e PPGEA).

Leni Barbosa Feitosa

Doutoranda em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Doutorado na Amazônia (PGDEA), Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente permanente da Secretaria Estadual de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Redenção-PA.

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Publicado
2020-11-30