O POTENCIAL DOS DIÁRIOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE ANNA JOAQUINA E HELENA MORLEY

Palavras-chave: Diário. Fonte. História da Educação. Escrita feminina. Século XIX

Resumo

O presente artigo, de revisão bibliográfica, tem como objetivo problematizar o uso de diários literários como fonte para a historiografia da educação brasileira. Foram analisadas as obras Memorial de Lembrança, de Anna Joaquina Marques, e Minha vida de menina, de Helena Morley, ambas escritas no final do século XIX. Para isso, buscou-se a relação entre literatura, história e história da educação, tendo como fundamentação teórica os estudos de Certeau (1982), Burke (2011), Nóvoa (1996), Lopes (1998), dentre outros. Um ponto divergente entre os dois diários analisados é que o primeiro se encontra em seu estado original, enquanto o segundo possui diversas publicações, podendo ser considerado um clássico nacional. Constatou-se que os diários são fontes que permitem ampliar o acervo historiográfico, pois preservam a memória dos sujeitos e refletem sobre os espaços de educação, costumes, tradições, bem como abordam temas e pontos de vista de grupos invisibilizados na história.

 

Biografia do Autor

Danielly Cardoso da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG, linha Estado Políticas e História da Educação. Mestra em Educação (PPGE/FE/UFG). Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (2012), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura (2014). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Goiás, lotada no Centro de Pesquisa e Ensino Aplicada à Educação - CEPAE/ UFG. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFG.

Jaqueline Moura, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-FE/UFG). Graduada em Pedagogia (UFG). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Monte Pascoal. Especialista em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Educação Especial com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelo Instituto Wallon Educacional. É professora na Prefeitura Municipal de Senador Canedo.

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Publicado
2024-11-12