O POTENCIAL DOS DIÁRIOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE ANNA JOAQUINA E HELENA MORLEY

Resumen

O presente artigo, de revisão bibliográfica, tem como objetivo problematizar o uso de diários literários como fonte para a historiografia da educação brasileira. Foram analisadas as obras Memorial de Lembrança, de Anna Joaquina Marques, e Minha vida de menina, de Helena Morley, ambas escritas no final do século XIX. Para isso, buscou-se a relação entre literatura, história e história da educação, tendo como fundamentação teórica os estudos de Certeau (1982), Burke (2011), Nóvoa (1996), Lopes (1998), dentre outros. Um ponto divergente entre os dois diários analisados é que o primeiro se encontra em seu estado original, enquanto o segundo possui diversas publicações, podendo ser considerado um clássico nacional. Constatou-se que os diários são fontes que permitem ampliar o acervo historiográfico, pois preservam a memória dos sujeitos e refletem sobre os espaços de educação, costumes, tradições, bem como abordam temas e pontos de vista de grupos invisibilizados na história.

 

Biografía del autor/a

Danielly Cardoso da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG, linha Estado Políticas e História da Educação. Mestra em Educação (PPGE/FE/UFG). Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (2012), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura (2014). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Goiás, lotada no Centro de Pesquisa e Ensino Aplicada à Educação - CEPAE/ UFG. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFG.

Jaqueline Moura, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-FE/UFG). Graduada em Pedagogia (UFG). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Monte Pascoal. Especialista em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Educação Especial com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelo Instituto Wallon Educacional. É professora na Prefeitura Municipal de Senador Canedo.

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Publicado
2024-11-12