A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave: Didática. Ensino Superior. Formação docente. Pedagogia Universitária.

Resumo

A expansão da educação superior está relacionada diretamente ao aumento do número de docentes no nível superior, ficando evidente a necessidade de uma formação didático-pedagógica que contribua de forma crítica e reflexiva na condução do conhecimento e na atuação profissional. Todavia, nem todos os docentes universitários têm essa formação, limitando-se a práticas tradicionais de ensino. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: como se dá a relação entre a prática pedagógica e a formação dos docentes no curso de licenciatura? Partindo dessa concepção, o objetivo dessa pesquisa é compreender os limites e as possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura. A pesquisa revelou que é preciso uma reflexão aprofundada acerca da formação docente no que se refere à relação teoria e prática, o que reflete diretamente da condução das disciplinas pedagógicas. Ficou evidente a importância da didática no exercício de uma prática transformadora.

Biografia do Autor

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora da rede municipal de Fortaleza. 

Jivago Oliveira da Fonseca, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário ATENEU e professor da rede estadual do Ceará.

Referências

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Publicado
2024-12-09