A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

Abstract

 

 

 

Author Biographies

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora da rede municipal de Fortaleza. 

Jivago Oliveira da Fonseca, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário ATENEU e professor da rede estadual do Ceará.

References

ALMEIDA, Maria Isabel; de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: ALMEIDA, Maria Isabel; de; PIMENTA, Selma Garrido. (Orgs.). Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.

CAVALCANTE. Maria Marina Dias. Pedagogia Universitária: Um Campo de Conhecimento em Construção. Ed. EDUECE. Fortaleza, 2014.

CRISTINA D'ÁVILA. A didática nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica: impasses, desafios e resistências. Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 86-101 ISSN: 2237-0315.

CUNHA, Maria Isabel. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, Maria Costa. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. Enciclopédia de pedagogia universitária Porto Alegre: RIES/ INEP, 2004.

FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2010.

LUCARELLI, Elisa. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: Castanho, Sérgio., Castanho. Maria Eugênia L. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.

MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. GT: Filosofia da Educação, Paraíba, p. 1-17, UFPB, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? Editora: Cortez, 2018.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2ª ed. Rio e Janeiro, Paz e Terra, 2011.
Published
2024-12-09